Notícias
Governo leva Programa do Glaucoma a municípios da Regional de Saúde de Zé Doca
Com o objetivo de descentralizar o acesso a consultas oftalmológicas no Maranhão, o Governo do Estado está promovendo, até este sábado (22), o Programa do Glaucoma em cinco municípios da Regional de Saúde de Zé Doca. O programa acontece, nesta semana, nas cidades de Zé Doca, Araguanã, Nova Olinda do Maranhão, Santa Luzia do Paruá e Maranhãozinho.
A ação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), leva consultas preventivas a novos pacientes, com dispensação de medicamentos aos já contemplados pelo programa. Nesta quarta-feira (19), o serviço beneficiou moradores de Zé Doca. Para a consulta, os pacientes devem apresentar original e cópia do documento de identidade com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. Os pacientes devem comparecer no horário previsto para o atendimento, conforme programação em cada cidade.
O glaucoma é uma lesão ocular que não possui cura e, se não tratado corretamente, pode levar à cegueira. Com o acompanhamento médico e uso das medicações evita-se a perda da visão, uma vez que a pressão do olho é estabilizada.
Pessoas com casos da doença na família, aquelas com mais de 40 anos, negros, altos míopes, diabéticos e pacientes que tiveram trauma ocular ou doenças intraoculares fazem parte do grupo de risco e devem realizar consultas anuais.
Locais de atendimento
Nesta quinta-feira (20), o atendimento acontece pela manhã no Posto de Saúde de Araguanã, na Rua da Assembleia, 51, Centro, próximo a Semus. À tarde, os atendimentos acontecerão em Nova Olinda do Maranhão, no Centro de Saúde 2, Antigo SESP, na Rua do SESP, s/n, Centro.
Já na sexta-feira (21), o programa leva os atendimentos a Santa Luzia do Paruá, pela manhã, na Escola Laura Estrela, Avenida Professor João Moraes de Sousa, Centro. No sábado (22), a programação é levada a Maranhãozinho, pela manhã, no Hospital Municipal Raimundo Sousa Lima – Rua 1 de novembro, s/n, Centro.