Notícias
Governo leva Arraial da Vacinação contra a Covid-19 a instituições de ensino superior
O Governo do Maranhão segue realizando o Arraial da Vacinação contra a Covid-19 para ampliar a cobertura vacinal no estado. Nesta quinta (30) e sexta-feira (1º), as ações acontecem na Universidade Ceuma (Renascença), na Estácio de Sá, na Edufor, na Uninassau, na Faculdade Santa Terezinha (CEST) e na Faculdade Florence. A iniciativa possibilita a descentralização da vacinação, facilitando o acesso do público-alvo às doses disponíveis.
“O Governo do Estado vem estabelecendo articulações que promovam o avanço da vacinação contra a Covid-19, trabalho este que conta com a parceria dos municípios e de instituições públicas e privadas. São iniciativas que buscam facilitar o acesso das pessoas às doses de que precisam, contribuindo para o enfrentamento à doença, ao passo que a mantemos sob controle no Maranhão”, disse a superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mayrlan Avelar.
Em todos os seis pontos, a ação acontece das 8h às 16h. Para receber a dose, é necessário ter em mãos documento com foto e carteira de vacinação. Estão disponíveis aos alunos, funcionários dos estabelecimentos e comunidade todas as doses contra Covid-19, e a quarta dose para pessoas de 40 anos ou mais.
A funcionária da Faculdade CEST, Daniela Carvalho, afirmou que a iniciativa reforça a importância do autocuidado. “Ao zelarmos por nossa saúde, estamos pensando também no bem do próximo. Enquanto membro do corpo de funcionários da instituição, vejo que isso é uma forma de dar exemplo a todos, principalmente para aqueles que ainda têm certa resistência”, contou.
O estudante de enfermagem Wagner Menezes também aprovou a ação. “É uma boa oportunidade para alunos e a comunidade em geral. Hoje eu recebi a terceira dose e o conselho que daria é para que as pessoas abram a mente, conscientizem-se e se vacinem, pois essa ainda é a melhor forma de proteção”, enfatizou.
A professora do curso de odontologia da Faculdade Florence, Halinna Buonocore, reforçou que o Arraial da Vacinação funciona como uma excelente estratégia de combate à doença. “Ganhamos em visibilidade, ao mesmo tempo em que unimos a instituição em torno de um objetivo em comum. Dessa forma, nós enquanto unidade de ensino superior, mostramos à comunidade o quanto temos compromisso com a ciência e o cuidado ao próximo”, destacou.
Mais ações
No início desta semana, na terça-feira (28), o Arraial da Vacinação aconteceu na Universidade Estadual do Maranhão, nos campi São Luís e Bacabal, e na Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB). No mesmo dia, a vacinação contra a Covid-19 também foi levada para a “Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação”, realizada simultaneamente no Convento das Mercês, em São Luís; no Centro Educa Mais Dom Ungarelli (Polo Pinheiro); no Ginásio de Esporte João Castelo (Polo Caxias); no Centro de Convenções de Imperatriz; no Centro Educa Mais Padre Fábio Bertagnolli (Polo Balsas); e na Praça Henrique Leite (Polo Colinas). Cerca de mil pessoas foram vacinadas durante as ações.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) também realiza até esta sexta-feira (1º) o Arraial da Vacinação no Ipem. A ação acontece das 17h às 21h.