Notícias
Governo leva ações do Saúde na Praça à população de Santa Inês
Com o apoio da Policlínica Santa Inês, equipamento da rede estadual de saúde que oferece consultas especializadas e exames à população, o Governo do Estado realizou no município, nesta quarta-feira (27), mais uma edição do Programa Saúde na Praça. A ação contou com a parceria do Grupo Mateus e teve como foco a sensibilização das mulheres para a importância das atitudes de prevenção ao Câncer de Mama e do Colo de Útero.
Foram oferecidos serviços de consultas com clínico geral, atendimento psicológico, avaliação nutricional e agendamento para mamografia e ultrassom das mamas, além de aferição de pressão, teste de glicemia, testes rápidos (HIV/AIDS, Hepatites e Sífilis), exame preventivo (Papanicolau), vacinação do calendário anual e exame com o uso do equipamento ‘Linda’.
Para a diretora administrativa da unidade, Flávia Borges, a ação é importante, pois beneficia a população feminina com os serviços ofertados. “É grande o número de mulheres que precisam de acompanhamento com a nossa especialista mastologista, e a ação é fundamental para a divulgação das nossas especialidades à população, visto que muitas mulheres não têm conhecimento do que ofertamos na unidade”, pontuou.
No local da ação, foi instalada uma estrutura para atender à população desde a triagem a consultas. Maria Assunção Machado da Silva, 56 anos, moradora do bairro da Palmeira, aproveitou que estava passando nas proximidades e realizou o atendimento. “É muito importante essa iniciativa, pois muita gente precisa de ações como essa, principalmente nesse momento de pandemia que muitas pessoas deixaram de ir às consultas. Então, ter essa oferta de atendimento gratuito é muito bom para toda população. Já sou paciente da Policlínica e o atendimento é satisfatório”, comentou.
O programa é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Instituto Acqua, e esta é a primeira edição com a qual muitas mulheres estão sendo beneficiadas com atendimentos médicos, psicológicos e nutricional, exames como o ‘Linda’ e preventivo.
Valdilene Fernandes da Conceição, 42 anos, moradora do bairro Aeroporto, comentou a iniciativa. “É de uma importância muito grande, pois é um momento para se prevenir do câncer de mama e do colo de útero, pois mata muitas mulheres no Brasil. Hoje, irei agendar minha mamografia, pois nunca realizei”, falou.
Linda
O aparelho Linda usa técnica de diagnóstico não invasivo, a termografia, e permite que os profissionais de saúde visualizem e quantifiquem as mudanças na temperatura da superfície da pele das pacientes, por meio de raio infravermelho. O exame é indolor e não oferece qualquer risco à saúde da mulher, indicado também para mulheres abaixo de 40 anos.