Notícias
Governo lança Campanha Novembro Azul 2022 com ênfase no cuidado integral do homem
O Governo do Estado lançou, nesta segunda-feira (7), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Campanha Novembro Azul 2022, com o tema “Quem ama se cuida por inteiro”. Para este ano, o foco é fortalecer as ações de educação e sensibilização em parceria com os municípios para intensificar o cuidado integral do homem quanto à prevenção ao câncer de próstata, pênis, boca e o cuidado com a saúde mental.
“Não basta apenas chamar atenção para as consultas para prevenção, é preciso mostrar a importância de se cuidar por inteiro. Na oferta do atendimento para o público masculino, o acolhimento das famílias é fundamental, considerando, também, as situações epidemiológica e de vulnerabilidade social de cada região do estado para que seja feita a implementação e execução de estratégias resolutivas”, afirmou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Waldeise Pereira.
Durante todo o mês de novembro, na capital, as Policlínicas Coroadinho, Vinhais e Diamante farão o atendimento ambulatorial do público masculino com 45 anos ou mais para a prevenção ao câncer de próstata. A recepção acontecerá por demanda espontânea com marcação presencial em uma das unidades. Os pacientes devem apresentar documento com foto e cartão do SUS no momento do agendamento do serviço que necessitarem.
“Nosso objetivo é possibilitar o acesso do público masculino aos serviços de saúde. Para tanto, temos trabalhado os ciclos de vida para que desde a primeira infância seja formada uma cultura de autocuidado”, afirmou a coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto Idoso da SES, Claudiana Cordeiro.
No Maranhão, de acordo com dados extraídos do Painel Oncologia da SES, nos últimos três anos foram registrados 1.801 casos de câncer de próstata e 101 casos de câncer de pênis.
Com equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão (FESMA) e da FESMA Quilombola, programas de governo que atuam em localidades de baixa renda, comunidades quilombolas, de matriz africana e áreas indígenas com foco na execução de medidas de prevenção, assistência e combate a situações de risco epidemiológico, o poder público estadual reforça ainda mais esse cuidado à saúde integral do homem.
Também participaram do lançamento da campanha os secretários de Estado de Igualdade Racial (SEIR), Gerson Pinheiro, e o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Jonata Galvão.
Rede de referência
Dentre os equipamentos que oferecem atendimento especializado em Urologia em São Luís, estão: as Policlínicas Diamante, Vinhais, Coroadinho, do Idoso, e os Hospitais Genésio Rêgo, de Câncer do Maranhão, Dr. Carlos Macieira (HCM) e Aquiles Lisboa (HAL); e no interior do estado a assistência pode ser encontrada nos Hospitais Macrorregional Tomás Martins (Santa Inês), Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão (Caxias); Macrorregional Alexandre Mamede Trovão (Coroatá), Regional de Chapadinha, Regional de Barra do Corda, Regional Alarico Nunes Pacheco (Timon) e Regional Dr. Rubens Jorge (Lago da Pedra).