Notícias
Governo entrega primeira etapa do Hospital Regional de Açailândia
Os moradores da cidade de Açailândia e da região agora contam com mais uma referência em saúde da rede pública estadual. Além da Policlínica que está em funcionamento desde 2021, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregou, nesta quarta-feira (29), a primeira etapa da obra do Hospital Regional de Açailândia, que contará com os serviços de ambulatório e enfermaria.
A nova unidade dará autonomia para os serviços públicos de saúde na região, tornando-se referência em atendimento especializado para a população do Oeste Maranhense.
O governador em exercício, Paulo Velten, destacou a importância da parceria entre estado e município para a garantia da saúde da população. “A união de esforços entre o Governo do Estado e a prefeitura de Açailândia resultou na entrega deste excelente equipamento de saúde. O Hospital Regional de Açailândia será importantíssimo não só para a população da cidade, mas para todos os municípios da região”, afirmou.
Para o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, a entrega da unidade representa o avanço da saúde no Maranhão. “Há alguns anos, ninguém imaginava que poderíamos ter tantos hospitais no Maranhão e, hoje, nós estamos presenciando essa realidade em todas as regiões do estado. Isso é resultado de um governo que pensa nas pessoas, que tem empatia e amor no coração”, destacou.
O secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes, ressaltou o crescimento da rede estadual de saúde ao longo dos últimos anos. “Nós estamos oportunizando à população de Açailândia a entrega deste novo equipamento público. Ao longo dos últimos sete anos, vivenciamos a revolução na saúde pública do estado e, hoje, o Hospital Regional de Açailândia se junta a essa grande rede que construímos. Lembrando que as políticas públicas de saúde se constroem não só com a entrega de unidades, mas dando vida aos equipamentos de saúde, acolhendo e prestando o serviço da melhor forma possível para a população”, pontuou o secretário Tiago Fernandes.
Após a conclusão da obra, a estrutura da unidade contará com 60 leitos, sendo 50 de internação e dez leitos de UTI adulto, centro cirúrgico com duas salas e três leitos de recuperação pós-anestésica. O hospital oferecerá atendimento especializado em ortopedia, cardiologia, cirurgia geral e neurocirurgia, além do atendimento em clínica médica. A população terá acesso a exames laboratoriais e exames de imagem, como raio-x, tomografia, ultrassom, endoscopia e ecocardiograma.
A entrega da unidade foi comemorada pelo prefeito de Açailândia, Aluísio Sousa. “Parcerias são sempre interessantes em qualquer meio, e não poderia ser diferente a parceria do município com o Governo do Estado. Estamos a todo o instante buscando mais parcerias e, graças a Deus, sempre fomos atendidos. Com isso, quem ganha é a população de Açailândia”, comemorou o prefeito.
A obra do hospital está sendo executada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) e a gestão hospitalar ficará sob a responsabilidade do Instituto Aqcua.
Expansão
Durante o evento, foi assinado ainda o termo de cooperação para a construção e instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Açailândia. Participaram, ainda, da solenidade de entrega, o secretário de Desenvolvimento Social, Paulo Casé; o secretário de estado da Região Tocantina, Paulo Sérgio; os deputados estaduais Zé Inácio e professor Marco Aurélio; além de vereadores e autoridades da região.
Atendimento
Na primeira semana de funcionamento da unidade, serão oferecidas consultas clínicas nas especialidades de neurocirurgia, ortopedia, clínico geral, gastroenterologia, cardiologia e cirurgia geral. Além de exames laboratoriais e exames de ultrassom, serão realizados ainda consultas oftalmológicas para a realização de aproximadamente 300 cirurgias.