Notícias
Governo entrega Ambulatório de Psiquiatria no Hospital da Criança de Colinas e expande serviço no estado
Em continuidade às comemorações pelos 133 anos da cidade de Colinas, o Governo do Estado entregou, nessa quarta-feira (10), o Ambulatório de Psiquiatria, instalado no Hospital da Criança de Colinas. Com o serviço, vinculado à rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), será possível realizar procedimentos de diagnóstico de transtornos do neurodesenvolvimento de forma precoce, bem como treinamento parental e encaminhamento para estimulação prévia.
Presente na cerimônia, a subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Carvalho, destacou que a abertura do serviço permitiu a ampliação do atendimento. “No dia em que a cidade comemora 133 anos, o Governo do Estado trouxe diversos presentes que vão impactar na melhoria da qualidade de vida dos moradores. Dentre os quais está o Ambulatório de Psiquiatria, instalado no Hospital da Criança de Colinas. O serviço confirma a política de expansão proposta pelo governador Carlos Brandão e do secretário Tiago Fernandes, que tem por objetivo descentralizar a oferta de especialidades médicas no âmbito do SUS”, disse.
O Ambulatório de Psiquiatria será responsável pelo acolhimento do público geral e infantil, com consultas ambulatoriais que irão desde exames de eletrofisiologia (eletroencefalograma) para auxiliar na investigação de diagnóstico de epilepsia, à assistência com profissional psiquiatra.
A unidade beneficiará crianças e adolescentes que necessitam de diagnóstico precoce de alterações do neurodesenvolvimento, incluindo transtorno do espectro autista (TEA) e o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). A iniciativa dará suporte para pacientes com epilepsia, suspeita de distúrbios de aprendizagem e transtornos mentais.
Ainda conforme a SES, o hospital contará com elaboração de estratégias de Promoção de Saúde Mental para famílias de crianças com alterações do neurodesenvolvimento, além de fornecer acompanhamento necessário para adultos com alterações psíquicas e transtornos mentais.
Para a técnica do Departamento Multidisciplinar da Rede da Pessoa com Deficiência e Atenção Psicossocial da SES, Thalita Abreu, o ambulatório fortalecerá o atendimento dos pacientes na região. “O principal impacto é a garantia de assistência frente ao vazio assistencial antes existente. Com o serviço, as crianças poderão ter acesso a corpo profissional qualificado e terapêutica de qualidade”, frisou.
O diretor geral do Hospital da Criança de Colinas, Carlos Eduardo Assunção Rêgo, comemorou a entrega do novo serviço. “Agradecemos ao governador Carlos Brandão pelo presente que trouxe para a Saúde de Colinas. Com toda certeza é uma expertise que irá beneficiar pacientes da cidade, bem como das localidades circunvizinhas, que agora não precisarão recorrer a suporte particular ou ir até São Luís ou Teresina receber atendimento”, pontuou.
Inaugurado em 2020 pelo Governo do Estado, o Hospital da Criança de Colinas dispõe de 30 leitos de enfermaria, dentre eles dois leitos de semi-intensiva e serviços de pronto atendimento pediátrico, consultórios clínicos para atendimento ambulatorial pediátrico e suporte para realização de cirurgias pediátricas.
O hospital mantém equipe multiprofissional completa, sala para procedimentos e estabilização, que garantem assistência imediata às crianças em situação de urgência e emergência. Outros serviços extras oferecidos são as avaliações e cirurgias ginecológicas, exames de imagem (raio-x e tomografia) e análises clínicas. Em quatro anos o hospital já realizou o total de 1.107.911 atendimentos.