Notícias
Governo distribui novas doses de AstraZeneca e CoronaVac aos municípios maranhenses
Desde o fim de semana, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está realizando a distribuição das novas doses de vacinas que chegaram ao estado na última sexta-feira (9). No novo lote, o Maranhão recebeu 110.850 doses de imunizantes, sendo 50.600 de CoronaVac e 60.250 de AstraZeneca. A remessa é referente à 12ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde.
A superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira, destaca que, no último sábado (10), as vacinas contra a Covid-19 foram levadas às Regionais de Saúde de Imperatriz e Balsas e a parte da Região Metropolitana, para que os municípios possam dar continuidade à campanha de vacinação. “Nesta segunda-feira (12), enviamos, através de transporte aéreo e terrestre, 33.685 doses de imunizantes CoronaVac e AstraZeneca, entre primeira e segunda dose, para a imunização de idosos de 65 a 74 anos, trabalhadores da saúde e profissionais das forças armadas, salvamento e segurança”, afirma a superintendente Tayara Pereira.
Nesta segunda-feira (12), as vacinas foram levadas às Regionais de Saúde de Açailândia, Timon, Presidente Dutra, Pedreiras, Colinas, São João dos Patos, Barra do Corda e Pinheiro e aos demais municípios da Região Metropolitana. Na terça-feira (13), as demais Regionais de Saúde recebem as novas doses. Desde o fim de semana, mais de 40 mil doses de imunizantes já foram enviadas aos municípios maranhenses.
O envio das novas doses irá possibilitar ainda o início da campanha de vacinação do público de forças armadas, salvamento e segurança, em pelo menos nove Regionais de Saúde: Zé Doca, Santa Inês, Viana, Chapadinha, Bacabal, Pedreiras, Codó, Rosário e Itapecuru.
Assim que as doses chegam às Regionais de Saúde, imediatamente é feita a distribuição aos municípios pertencentes as regionais, como explica o coordenador das Unidades Regionais de Saúde, Aristeu Marques.
“Em todas as entregas os imunizantes são recebidos pelos representantes da Regionais de Saúde nos locais de pouso das aeronaves. E com suas vans climatizadas eles iniciam a distribuição a todos os municípios de acordo com o cronograma. Distribuição essa que é realizada com escolta da Polícia Militar. No mesmo dia em que a vacina chega às regionais, elas são imediatamente distribuídas para todos os municípios”, esclarece o coordenador Aristeu Marques.