Notícias
Governo distribui 120 mil testes para a Covid-19 a municípios maranhenses
O Governo do Estado está distribuindo, nesta semana, 120 mil testes para a Covid-19 a municípios maranhenses. Nesta terça-feira (28), a remessa foi entregue para a região metropolitana e até a sexta-feira (1º) todas as regionais de saúde terão recebido os testes. A distribuição dos testes está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a ampliação da testagem é uma das estratégias do poder público estadual para dar continuidade ao combate à Covid-19 no Maranhão.
“Atualmente, estamos em um cenário epidemiológico favorável, considerando a baixa internação por conta da doença. Mas seguimos monitorando esse cenário e desenvolvendo ações como essa de ampliar a testagem e, ainda, a cobertura vacinal contra a Covid-19. Estamos atentos aos dados epidemiológicos, acompanhando diariamente os números em todo o estado”, disse o secretário adjunto de Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinícius Ribeiro.
Os testes que estão sendo enviados aos municípios são Testes Rápidos de Antígeno, indicado para pessoas com sintomas da doença, e a distribuição foi acordada entre Estado e municípios em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na última semana.
O coordenador das Regionais de Saúde do Maranhão, Aristeu Marques, explica que todos os municípios receberão testes. “Iniciamos a entrega pela Região Metropolitana, mas ao longo da semana, distribuiremos a todas as regionais de saúde, para que todos os municípios recebam os testes. A quantidade enviada considera o contingente populacional de cada cidade”, conta Aristeu.
Vacinação
Além de ampliar a testagem para a Covid-19, o Governo do Estado segue incentivando a vacinação contra a doença. Para isso, tem desenvolvido ações como o Arraial da Vacinação. Nesta semana, a ação foi levada nesta terça-feira (28) à Universidade Estadual do Maranhão, campus São Luís e Bacabal, e à Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB), e acontece no Arraial do Ipem até a sexta-feira (1º), das 17h às 21h. O Governo também tem disponibilizado pontos de vacinação no IEMA Rio Anil (antigo Cintra) e nas Policlínicas Cidade Operária e Vinhais.