Notícias
Governo anuncia 25 novos leitos no Hospital Macrorregional de Caxias e fortalece combate à Covid-19 na Região dos Cocais

O Governo do Estado anunciou, nesta terça-feira (21), a criação de 25 novos leitos no Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias, destinados para o atendimento de pacientes com infecção pelo novo coronavírus. Serão 10 novos leitos de UTI e 15 de enfermaria, o que corresponde a uma ala inteira na unidade que integra a rede hospitalar do estado.
O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. “Todas essas medidas que estamos adotando fortalecem a rede de assistência e têm como objetivo primeiro e último beneficiar a população que reside na Região dos Cocais. Trabalhamos 24 horas, sete dias por semana, para garantir que vidas sejam salvas, mas para que tenhamos sucesso maior ainda reiteramos um pedido que já temos feito, o de ficarem em casa, manter o distanciamento social, além do uso de máscara e álcool em gel”, disse.
Até o anúncio de expansão de leitos, a unidade já dispunha de 10 leitos de UTI reservados para tratamento de pacientes com Covid-19. O Hospital Macrorregional de Caxias também conta com uma nova ambulância que servirá para a transferência dos pacientes caso seja necessário. A estrutura já estará disponível para ser utilizada a partir da próxima semana. Além do investimento na ampliação de leitos, o município de Caxias recebeu mais de 400 testes rápidos para diagnóstico de casos suspeitos, bem como equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde.
Atualmente, o Maranhão dispõe de 564 leitos, todos criados como estratégia do Governo do Estado para enfrentamento do novo coronavírus. Destes, 403 são clínicos e 161 de UTI, onde somente na capital, São Luís, estão concentrados 235 leitos clínicos e 80 de UTI, e no interior, 168 clínicos e 81 de UTI.