Notícias
Governo abre inscrições para Mostra das Experiências Exitosas para Recuperação das Coberturas Vacinais

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) abriu, nesta segunda-feira (17), as inscrições para participação e submissão de trabalhos da “I Mostra das Experiências Exitosas para Recuperação das Coberturas Vacinais”. Os interessados têm até 4 de agosto para preencher o formulário e realizar a inscrição.
Nesta primeira edição da mostra, as experiências exitosas serão apresentadas nos dias 10 e 11 de agosto, em São Luís. O objetivo da mostra é fortalecer as experiências, construir estratégias para aumentar as coberturas vacinais, bem como a interação entre municípios, gestão e profissionais.
“Ampliar a cobertura vacinal nos territórios é uma pauta do Ministério da Saúde e que foi abraçada pelo Governo do Maranhão. A Mostra, por sua vez, vem como espaço de diálogo e de fortalecimento com os municípios, de forma que tornar exitosos os serviços do SUS no estado, bem como as estratégias para a proteção das pessoas”, afirmou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Deborah Campos.
Poderão participar do evento, gestores e trabalhadores das Secretarias Municipais de Saúde e dos serviços de saúde e de instituições ligadas à gestão municipal do SUS de todos os municípios do Estado do Maranhão.
Segundo o edital, cada trabalho inscrito deverá se vincular a uma das áreas temáticas do evento e ter no máximo quatro autores incluindo um relator. Além disso, será permitida a inscrição de uma única experiência por autor. No caso dos trabalhos, o edital prevê a submissão de um resumo estruturado.
“Será uma oportunidade de tornar pública as experiências exitosas, fomentar a produção científica no âmbito do SUS e dar visibilidade às iniciativas que visam a segurança e bem-estar da população”, pontuou a chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo.
Eixos
Para tornar a troca de conhecimentos ainda mais enriquecedora, a Mostra foi dividida em cinco eixos temáticos. São eles: “Ações de Acesso às Vacinas”, “Campanhas de Comunicação”, “Combate à Desinformação/Fake News”, “Sistema de Informação e Integração de Dados” e “Educação Permanente”.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas, exclusivamente, através de formulário eletrônico disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde ([url=http://www.saude.ma.gov.br]http://www.saude.ma.gov.br[/url]) ou através do link [url=https://x.gd/3qSmm]https://x.gd/3qSmm[/url] .
De acordo com o edital, o envio dos trabalhos referentes às experiências exitosas, com o arquivo das apresentações, deverão ser enviadas para o e-mail imostraexitosama@gmail.com, até 31 de julho, às 23h59.
A seleção das experiências exitosas será realizada por uma Comissão Avaliadora, constituída por técnicos do Departamento de Controle de Doenças Imunopreveníveis. Os autores das produções selecionadas serão comunicados, por e-mail, até 4 de agosto.