Notícias
Governador visita Casa Ninar e participa de ação alusiva à Síndrome de Down

O governador Flávio Dino realizou visita a Casa de Apoio Ninar, no Calhau, em agenda neste domingo (20). No local foi promovida programação alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down, que é comemorado em 21 de março. Durante o evento, houve ainda ações do programa estadual Travessia.
“Agradeço ao deputado Duarte Júnior e à minha amiga Karen Barros, pela iniciativa de promover este evento, mostrando, mais uma vez, o valor de um olhar que respeita todas as cidadanias. Que as diferenças não devem ser desigualdades, pois, diferenças fazem parte da vida e desigualdades significam negação de direitos. Com esse espírito de respeito, fizemos essa grandiosa obra estruturante que é a Casa Ninar. É comovente ver essa conquista, que abre caminho para outras conquistas”, frisou o governador Flávio Dino.
O governador lembrou o que antes era o espaço, para o que é hoje. “Aqui era uma casa dedicada à festa, ao lazer do governador, que servia uma família. Transformamos em um lugar para todas as famílias, que agora têm acesso a serviços de saúde, acompanhamento e o mais importante, têm atenção. É uma honra, uma alegria poder dizer que esta casa é uma conquista de todo o povo do Maranhão”, enfatizou.
Na ocasião, o governador reencontrou o nadador e campeão do esporte, Davi Hermes, com o qual mantém amizade. Também esteve com a mini-chef, Larissa Fonseca, que tem uma página na rede Instagram, que trata de alimentação.
“Com a Casa Ninar conseguimos materializar essa perspectiva que temos da inclusão. Durante muito tempo, o Maranhão olhou de costas para estas pessoas, que fazem parte da sociedade e precisavam do apoio do estado, precisavam ser entendidas e incluídas. Nosso foco é construir políticas de saúde a partir do olhar de toda a sociedade. Este espaço é mais que uma casa. São ideias que vão se manter e que permite um tratamento humanizado, adequado, especial e digno a essas pessoas”, explicou o secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula.
O deputado estadual Duarte Júnior marcou presença no evento e destacou a importância da casa. A partir de emenda de sua autoria, foi adquirido o recurso para promoção do evento em referência a Síndrome de Down. “Meu sentimento é só de gratidão pelo governo Flávio Dino ter estruturado esse espaço de extrema importância. A Casa de Apoio Ninar, assim como outras ações do Governo, são obras que ninguém jamais irá destruir e que estão edificadas em nossos corações. Quem utiliza esse serviço e precisa, sabe o quão importante este espaço é”, enfatizou o parlamentar.
A Casa Ninar disponibiliza atendimentos para crianças até 14 anos. Na lista estão serviços do Sorrir móvel, atendimentos em fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicólogo, assistente social, além de atividades recreativas.