Notícias
Fisioterapeutas do HCM participam de treinamento em oxigenoterapia nasal
Profissionais de fisioterapia do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís, participaram na última semana de um treinamento em oxigenoterapia nasal de alto fluxo. A unidade de saúde adquiriu equipamento específico para atender pacientes com insuficiência respiratória leve e moderada de oxigenação. A iniciativa é inédita na rede pública estadual.
A ação foi ministrada pelos fisioterapeutas Romelson Privado Silva e Will Silva Braga. Especializado há 12 anos em terapia intensiva adulta e pediátrica, Romelson explica que a técnica garante tratamento menos invasivo com diminuição do tempo de internação do paciente no hospital.
“A oxigenoterapia é uma técnica que ajuda a prevenir e tratar o paciente hipoxêmico, que tem um déficit geral de oxigenação de origem pulmonar ou extrapulmonar. Ela reverte o quadro e promove qualidade no tratamento, com mais conforto e diminuindo também o custo hospitalar”, explicou.
O hospital conta com um aparelho de oxigenoterapia nasal e a expectativa é ampliar a aquisição desse recurso para as cinco unidades de terapia intensiva. O HCM é a primeira unidade de saúde estadual a fazer uso do equipamento, como informa a fisioterapeuta e supervisora multiprofissional Alessandra Mesquita.
“Nesse primeiro momento faremos o treinamento da equipe de fisioterapeutas para conhecer o recurso e disseminar a outros profissionais. Nosso objetivo é ter o equipamento em todas as UTIs e o principal benefício é tratar doenças respiratórias agudas, como é o caso da Covid-19, de forma menos invasiva, causando menos prejuízo e com efeitos benéficos similares a uma entubação”, informou.