Notícias
Farmácia Viva realiza plantio de mudas e prescrição de medicamentos naturais no Dia Internacional do Farmacêutico
Representada pelo programa Farmácia Viva Hortos Terapêuticos do Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou, nesta sexta-feira (25), de uma programação alusiva ao Dia Internacional do Farmacêutico. Com plantio de mudas e prescrição farmacêutica a pacientes hipertensos e diabéticos pós-Covid-19, o momento foi realizado no Posto Paraíso, no bairro Vila Embratel, e contou com a presença de médicos, enfermeiros e nutricionistas.
De acordo com Kallyne Bezerra, coordenadora do Farmácia Viva, o programa enriquece o papel do farmacêutico no âmbito das plantas medicinais e fitoterápicos. “É uma forma de apresentar para a população a importância de se fazer o uso correto das plantas, atuando nas mais diversas patologias existentes. Nosso intuito primeiro e último é contribuir para uma sociedade mais saudável e sustentável”, disse.
Na oportunidade, os presentes puderam aprender sobre os benefícios da medicina alternativa, bem como o uso de plantas de forma complementar ao tratamento de pacientes portadores de comorbidades e que estão recebendo acompanhamento pós-infecção do coronavírus.
O evento também contou com a parceria da Prefeitura de São Luís, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, uma vez que a unidade de saúde que sediou o evento foi a primeira a aderir ao programa do governo estadual.
Criado em 2016 pelo governador Flávio Dino, o projeto Farmácia Viva Hortos Terapêuticos do Maranhão objetiva atender a população usuária do SUS e valorizar a sua cultura, seus conhecimentos e as características de seu território. Dessa maneira, é promovida a conscientização sobre o uso correto de plantas medicinais no tratamento, suas finalidades e as formas de utilização.
A iniciativa em saúde está presente em 127 municípios maranhenses, incluindo os 30 contemplados pelo Programa Mais IDH do Governo do Estado. Ao todo já foram implantados 55 hortos e capacitadas mais de 13 mil pessoas no Maranhão todo, entre comunidades e profissionais da saúde das mais variadas especialidades.