Notícias
“Eu não tenho medo de vacinar”, disse aluna do Iema Integral Bilíngue durante a Semana Estadual de Vacinação
Heloisa Mafra, de 7 anos, incentivou os colegas na ação de vacinação na escola. “Eu não tenho medo de vacinar. É preciso pra gente não ficar doente e morrer”, disse a estudante, nesta terça-feira (28), durante a Semana Estadual de Vacinação, no Iema Integral Bilíngue, no bairro Rio Anil. A estratégia de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Em São Luís, a SES e a Seduc definiram uma programação de vacinação nas escolas da rede estadual. “A gente tem essa parceria com a Secretaria de Estado da Saúde desde o ano passado. Nós entendemos a importância de manter esse calendário vacinal em dia. A gente sabe que é um público vulnerável e nós precisamos nos unir para combater e erradicar doenças, para manter um ambiente seguro e saudável para todos”, destacou o gestor auxiliar do Iema Integral Bilíngue, Elan Fernando dos Santos.
A unidade integral bilíngue do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) atende 216 crianças do ensino fundamental, no bairro do Rio Anil, em São Luís (MA). As crianças que atenderam ao chamado, demostraram além da coragem, reconhecer a importância da imunização.
“Com certeza é importante se vacinar para ficar livre de várias doenças”, afirmou Kethelyn Vitória Travassos, de 12 anos, imunizada contra Covid-19 e gripe, que estava acompanhada dos pais. Na oportunidade, todos se vacinaram.
O estudante Téo Carlos Azevedo, de 6 anos, atualizou a caderneta vacinal com a imunização contra influenza. “Eu estou sempre me vacinando e também não tenho medo”, comemorou.
Nesta quarta-feira (29), a vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos continua entre 8h e 11h30 no C.E Antônio Ribeiro, no bairro Sá Viana; das 14h às 17h30, no C.E Professor Ezelberto Martins, na Vila Sarney; de 14h às 17h30, C.E Lara Ribas, no Santo Antônio, e de 14 às 17h30, no C.E Barbosa de Godóis, no Monte Castelo.
Estão disponíveis nas escolas definidas como pontos focais dessa semana, os imunizantes do calendário voltado para esse público, como: hepatites A e B; poliomielite; difteria, tétano, hemophlius tipo B; pneumonia; meningo C; febre amarela e HPV, entre outras.
“Estamos no segundo dia da campanha de vacinação, da nossa semana de busca ativa vacinal, realizada pelo Governo do Maranhão, conjuntamente pela SES e Seduc. É importante lembrar aos responsáveis para aproveitar essa oportunidade para manter a caderneta de vacina das crianças e adolescentes menores de 15 anos em dia. Durante a Semana Estadual de Vacinação, as pessoas podem procurar também os postos de vacinação do seu município”, destacou a técnica do Departamento de Controle de Doenças Imunopreveníveis SES, Talita Neulls.
Neste sábado (dia 2 de dezembro), das 10h às 20h, e no domingo (3), das 14h às 20h, a vacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos ocorrerá no Shopping Pátio Norte, na Estrada de São José de Ribamar, e também no Shopping Passeio, na Avenida Contorno Norte, no Cohatrac IV.
Ação nos municípios
A Semana Estadual de Vacinação acontece nos 217 municípios do Maranhão, até 3 de dezembro, com o objetivo atualizar o esquema de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, ampliando assim a cobertura.
Programação da Semana Estadual de Vacinação nas escolas
Quinta-feira (30)
– C.E Japiaçu, das 8h às 17h30, no Anjo da Guarda- C.E Sotero dos Reis, das 14h às 17h30, no Centro
– CE João Paulo II, de 14h às 17h30, no Turu
Sexta-feira (1º de dezembro)
– C.E Cruzeiro de Santa Barbara, das 8h às 11h30.
– C.E João Evangelista Serra dos Santos, das 8h às 11h30, no São Francisco.
– C.E Cônego Ribamar Carvalho, das 14h às 17h30, no Anil – U.I José Giocelli Costa, das 8h às 17h30, na Madre Deus.
– C.E Governador Jose Murad, das 8h às 17h30, no Cohafuma.