Notícias
Escola de Saúde Pública do Maranhão contabiliza mais de 8,6 mil alunos cadastrados

A Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP/MA) Dra. Maria Nazareth Ramos de Neiva, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), já contabiliza mais de 8,6 mil alunos cadastrados. A escola é responsável por oferecer capacitação continuada a profissionais da saúde. O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, visitou, nesta segunda-feira (18), as instalações da unidade.
“A ESP é um importante equipamento para aprimorar o atendimento na rede pública de saúde. Aqui, o nosso enfoque é dar condições para que os profissionais possam servir melhor os usuários do SUS, independente de qual seja a esfera de gestão, seja estadual ou municipal. É investindo na educação, com formações que atendam às necessidades de quem está lá na ponta lidando com as demandas diárias, que conseguimos transformar vidas para melhor”, disse Tiago Fernandes.
Um dos espaços visitados pelo secretário foi a Coordenação de Tecnologias Educacionais, que conta com 19 cursos de aperfeiçoamento e três pós-graduações, todos online. Já são 8.650 alunos cadastrados na plataforma, que oferece formação em “Assistência a Pacientes no Atendimento de Urgência e Emergência nas Síndromes Respiratórias”, “Qualificação do pré-natal na Atenção Primária em Saúde”, “Vacinação contra Covid-19 no Maranhão”, “Assistência à Gestante e Puérpera Frente à Pandemia de Covid-19”, entre outros.
De acordo com a diretora administrativa da ESP, Ana Lúcia Nunes, aqueles que estão na graduação acadêmica também são assistidos. “São quase 18 mil alunos em processo de capacitação enquanto estão na graduação universitária, através dos estágios curriculares, ligas acadêmicas, visitas técnicas, práticas assistidas na rede estadual. Além destes, fazemos o acompanhamento de aproximadamente 400 pesquisas científicas produzidas no Maranhão, mostrando que o nosso processo educacional é pensado para cuidar, curar, acolher e assistir”, destacou.
A ESP-MA está com cursos permanentes em pelo menos 10 unidades estaduais de saúde, a exemplo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paço do Lumiar, Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA) e Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM); e também em nove municípios maranhenses, entre eles Pinheiro, Chapadinha, Caxias e Presidente Dutra, contribuindo para o aperfeiçoamento dos profissionais da Atenção Primária dessas localidades.