Notícias
Creaispi contabiliza mais de 100 mil atendimentos em saúde em um ano
Creaispi contabiliza mais de 100 mil atendimentos em saúde em um ano
A festa para marcar o primeiro ano do Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi), realizada nesta segunda-feira (27), celebrou mais de 100 mil atendimentos. Localizada no bairro da Cohab, no antigo Centro Social Urbano (CSU), os serviços da unidade integram a rede da Secretaria de Estado da Saúde.
Destinado a pessoas com mais de 60 anos, o Creaispi é composto por uma equipe interinstitucional. Além do atendimento na área da Saúde à pessoa idosa, há parceria com outras instituições: Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop); Defensoria Pública do Estado; Ministério Público do Estado, representada pelas Promotorias de Justiça Especializadas da Pessoa Idosa a 16ª promotoria; Secretaria de Estado da Segurança Pública, representada pela Delegacia do Idoso; e Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz/MA). O espaço é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).
“É um serviço de alta qualidade. No Creaispi, os idosos encontram ferramentas para que seus direitos sejam assegurados. É um espaço de cuidado, aconchego e assistência a quem tanto já cuidou na vida”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Tiago Fernandes.
Saúde
Com um atendimento humanizado e capacitado para acolher a pessoa idosa, o Creaispi, nesse um ano, só na área da Saúde, contabilizou 120.038 atendimentos, entre consultas e exames especializados, atendimentos com profissionais da equipe multiprofissional e exames de análises clínicas.
No espaço, o público encontra consultas nas áreas de: Cardiologia, Psiquiatria, Dermatologia, Procedimentos dermatológicos, Urologia, Reumatologia, Ginecologia, Ortopedia, Oftalmologia, Endocrinologia, Geriatria e Neurologia.
Além das especialidades médicas, o espaço oferta, também, exames especializados. São eles: Ecocardiograma, Ultrassom geral, Ultrassom especializado, Eletrocardiograma, Teste ergométrico, Mapa, Holter, Exame oftalmológico, Procedimento dermatológico e Eletroencefalograma.
O atendimento multiprofissional é composto por: assistente social, enfermagem, nutrição, fisioterapia geral, fisioterapia pélvica, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicopedagogia, educação física, pilates, Práticas Integrativas/PICs (ventosateraia e musicoterapia) e professor de dança.
Maria da Graça dos Santos, 63, expressa a alegria de ter todas as suas necessidades médicas em um só espaço. “Aqui é maravilhoso! É uma outra família para mim. Estou na categoria de diabetes e hipertensão e fiz meu check-up quando comecei. Encontrei profissionais competentes e atenciosos. Toda vez que chego aqui me sinto acolhida, nos mínimos detalhes. Louvo a Deus por isso”, afirmou Maria das Graças, que após o acompanhamento médico concluído, irá se matricular na musicoterapia.
“A Saúde compõe o maior número de serviços dentro do Centro. Esses diversos atores que estão aqui dentro fazem parte da Rede de Atendimento ao Idoso. O diferencial é que a família desse idoso também é acompanhada. Para nós, esse momento é muito especial”, disse a coordenadora do Centro Integrado, Arlete Abreu, diretora geral do Creaispi.