Notícias
“Conforto e benefício para ela”, diz mãe sobre 1º núcleo de saúde mental voltado para infância e juventude
Há dois anos, Gabriela Costa Novais leva a filha pequena para atendimento no Hospital Nina Rodrigues, complexo estadual especializado no atendimento aos portadores de transtornos de saúde mental. A filha de Gabriela é portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA), condição de saúde caracterizada pelo déficit na comunicação social e no comportamento interpessoal.
Durante esses anos, Gabriela buscou tratamento para a filha no Nina Rodrigues, no mesmo setor em que eram atendidos pacientes adultos. Mas isso já faz parte do passado. Agora a filha de Gabriela conta com um espaço dedicado para o tratamento de crianças que sofrem com transtornos de desenvolvimento como o dela.
Pacientes como a filha de Gabriela Morais passam agora a dispor do Núcleo de Apoio à Saúde Mental da Criança e do Adolescente (NASMCA), o primeiro centro de saúde psíquica do Maranhão, voltado especialmente para a infância e juventude.
Para Gabriela Novais, a criação do NASMCA vai dar mais qualidade ao tratamento da sua filha, que contará com um acolhimento específico no Núcleo.
“Ter um núcleo especializado traz um conforto e um benefício pra ela. Ter o espaço reservado só para crianças, ela reconhecendo outras crianças, encontrando outras crianças para consultar, tendo esse atendimento direcionado, eu acredito que ela vai se sentir bem mais à vontade para participar de todas as atividades que vão ser oferecidas aqui”, avalia Gabriela Novais.
O serviço de saúde mental destinado a esse público já era oferecido no ambulatório, englobando psicologia, psiquiatria e terapia ocupacional, porém eles não funcionavam de forma interligada.
Com a criação do NASMCA, estes serviços passam a funcionar de maneira integrada. Serão três salas para as três especialidades realizarem os atendimentos. Além disso, haverá também uma sala de recepção que contará com material lúdico. A espera para essas crianças e adolescentes acontecerá de maneira adequada, o que não acontecia antes.
“O NASMCA surgiu com a ideia de poder oferecer um serviço humanizado para essas pessoas que já são pacientes aqui do Hospital Nina Rodrigues. Fazendo com que essa equipe multidisciplinar possa interagir e fazer estudos de caso, trazendo a proximidade desse paciente para o familiar e também a equipe que vai estar acolhendo esse público”, explica a diretora-geral do Hospital Nina Rodrigues, Ana Gabrielle Romanhol.
Como ter acesso ao NASMCA
O Núcleo de Apoio à Saúde Mental da Criança e do Adolescente (NASMCA) funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, inicialmente com três psiquiatras, no Hospital Nina Rodrigues.
As consultas, antes marcadas presencialmente, agora são agendadas pelos telefones (98) 99131-2287 e 99139-5314.
O agendamento para abrir prontuário novo só irá acontecer de acordo com a necessidade do município, via encaminhamento. O paciente que está no seu primeiro atendimento deve portar os documentos de identidade, CPF, cartão dos SUS, comprovante de endereço e o encaminhamento médico por escrito.