Notícias
Com Programa Mais Cirurgias, Governo acelera procedimentos eletivos no HCI
O Governo do Maranhão, por meio do Programa Mais Cirurgias, está agilizando a realização de procedimentos eletivos no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), unidade que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Com as ações do programa no hospital, a intenção é atender toda a demanda por cirurgias ortopédicas, urológicas, ginecológicas, vasculares, neurológicas e gerais.
“Temos trabalhado no sentido de desenvolver ações que deem celeridade aos procedimentos cirúrgicos no Maranhão. Essa é uma das medidas do governador Carlos Brandão. Por meio desse programa, garantimos às pessoas que elas tenham acesso a uma assistência em saúde de forma rápida, de modo a favorecer também a qualidade de vida e a possibilidade de retorno a suas atividades laborais e de lazer”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
A expectativa é que sejam realizados de 10 a 20 procedimentos por dia. Os pacientes atendidos no HCI são encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), bem como os regulados de hospitais da rede estadual ou municipal localizados no interior ou na capital.
Segundo o diretor clínico do HCI, Marcus Grangeiro, mais uma vez a unidade se mostra pronta para ir em auxílio da população maranhense. “Durante a pandemia, fomos o hospital com maior número de internações, de alta e também de regulação em todo o estado. Agora, novamente mostramos que estamos prontos para contribuir com os esforços para agilizar os procedimentos cirúrgicos no Maranhão”, disse.
Madalena Gomes é moradora do município de São Bento e acompanha a irmã, Célia Maria Gomes, de 47 anos, que foi submetida a uma histerectomia. “Estávamos à espera dessa cirurgia, quando entraram em contato conosco informando que o procedimento dela estava agendado aqui em São Luís. Desde quando chegamos aqui fomos muito bem recebidas, da recepção aos profissionais, foi tudo ótimo”, descreveu.