Notícias
Com Mais Cirurgias, Governo do Maranhão atende crianças no Hospital Dr. Carlos Macieira
O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) realizou, no sábado (29), cirurgias pediátricas para o tratamento de diversos tipos de hérnias. Ao todo, 13 crianças com idade entre 10 meses e 12 anos foram beneficiadas com os procedimentos eletivos que fazem parte do Programa Mais Cirurgia, lançado pelo governador Flávio Dino em janeiro deste ano.
De acordo com o diretor geral do HCM, Edilson Medeiros, os procedimentos irão diminuir a fila de espera dos pacientes pelas cirurgias. “As intervenções cirúrgicas dão celeridade às filas de espera, impactando positivamente na qualidade de vida das crianças. Com isso, esperamos também solucionar problemas vivenciados pelas mesmas, bem como de seus pais e responsáveis”, disse.
Outras 15 crianças com idade entre 3 e 12 anos serão submetidas a intervenções cirúrgicas neste domingo (1º). Os procedimentos serão de Orquidopexia, Postectomia, Exerese Cisto Dermoide, Siquenia Vulvar, além dos mesmos realizados no sábado, de Herniorrafia Inguinal, Herniorrafia Inguinal Bilateral, Hernioplastia Epigástrica e Hernioplastia Umbilical.
Segundo o cirurgião pediátrico Raimundo Lima, o organismo das crianças tem um alto poder de recuperação. “Até 24 horas elas receberão alta médica, e no máximo uma semana já estarão plenamente recuperadas. Entretanto, salientamos que para que elas possam voltar às suas atividades e brincadeiras com normalidade, o recomendado é que os pais esperem até 30 dias pelo menos”, explicou.
Para Natalia Cristhina Barros, 38 anos, mãe do pequeno Thallisson Rodrigo Barros, de 5 anos, beneficiado com cirurgia de Herniorrafia Inguinal, o dia está sendo de grande alegria. “Estávamos aguardando por essa cirurgia há pelo menos três anos. Estou achando o procedimento daqui excelente”, compartilhou Natalia.
Enquanto acompanhava o filho Francisco de Abreu Pereira Neto, de 7 anos, após a cirurgia de Hernioplastia Epigástrica, Ana Patrícia Ferreira, de 30 anos, agradeceu a atenção. “Eu gostei porque o procedimento todo foi rápido e tranquilo. Agora é esperar nos darem alta e que a recuperação também não demore”, comentou.
Mais Cirurgias
O programa Mais Cirurgias tem como objetivo realizar, em 2020, 70 mil cirurgias eletivas de forma regionalizada, em 12 unidades hospitalares que integram a rede estadual. Com o programa Mais Cirurgias, 2020 deve fechar com um crescimento de 12% do número de procedimentos cirúrgicos em relação ao ano passado, que foi de 62.354 procedimentos.
Além do HCM, a iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde será executada pelas unidades: Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias; Hospital Dr. Juvêncio Mattos; Hospital de Trauma e Ortopedia do Maranhão (HTO); Hospital Regional de Chapadinha; Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon; Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá; Hospital Regional de Timbiras; Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês; Hospital Macrorregional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro; Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz; e Hospital Regional de Balsas.