Notícias
Com Dia D da Vacinação Pediátrica contra a Covid-19, Governo intensifica imunização das crianças em municípios maranhenses
O Governo do Estado, mobilizando os municípios para o Dia D da Vacinação Pediátrica contra a Covid-19, reforçou a importância da imunização das crianças contra a doença. A ação aconteceu, nesta quarta-feira (9), em doze municípios maranhenses com o objetivo de acelerar a vacinação desse público. Organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Dia D da vacinação das crianças contra a doença é mais uma estratégia do poder público estadual para o enfrentamento da pandemia no Maranhão.
A ação aconteceu em Açailândia, Balsas, Bacabal, Santa Inês, Timon, Caxias, Imperatriz, Coroatá, Paço do Lumiar, Codó, Pinheiro e São José de Ribamar. O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanhou a vacinação em Bacabal, realizada na quadra da Igreja de Santa Terezinha.
“Essa é mais uma ação que demonstra o quanto estamos empenhados para vacinar toda a população maranhense contra a Covid-19 e, assim, vencermos o quanto antes a pandemia. Ainda temos um grande número de casos da doença, por isso, é de fundamental importância que todos, crianças, adultos e idosos, se protejam”, disse Carlos Lula.
Ao longo de todo o dia, equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) acompanham e auxiliam os municípios na ação simultânea de vacinação das crianças contra a doença. Em Paço do Lumiar, na região metropolitana, a secretária municipal de Saúde, Danielle Pereira Oliveira, destacou que o município tem se empenhado na missão de vacinar as crianças.
“A Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar tem intensificado a vacinação da Covid-19, na faixa etária de 5 a 11 anos, pois entende que essa ação é uma importante ferramenta para reduzir a transmissão e as formas graves da doença, sendo uma importante estratégia para que as atividades escolares retornem de forma presencial”, disse.
Também na Grande Ilha, o Dia D da Vacinação das crianças contra a Covid-19 foi realizado em São José de Ribamar. O secretário adjunto de Articulação Institucional da SES, Tiago Fernandes, acompanhou de perto a ação. “Essa ação é uma tentativa de ampliar ainda mais a cobertura vacinal no público infantil nos municípios maranhenses, principalmente por conta do início do período de volta às aulas. Por isso, a importância da parceria entre Secretarias Municipais de Saúde e de Educação para mobilizar esse público e seus responsáveis”, enfatizou.
Aceitação
A iniciativa foi bem aceita pelos pais e responsáveis, que aproveitaram a oportunidade para imunizar suas crianças e a dona de casa Letícia Nádia, de São José de Ribamar, foi uma delas. Mãe da Letícia Yasmin, de 8 anos, e do Alex Wellington, de 5 anos, Letícia Nádia destacou a importância de imunizar também as crianças contra a Covid-19.
“É muito importante trazermos as crianças para vacinar, pois o coronavírus é muito perigoso e o risco de transmissão é muito alto. Eu acredito que foram muitas pessoas experientes envolvidas para fazer o estudo dessa vacina e por isso é muito importante trazê-los para vacinar”, comenta a dona de casa.
A Emile Vitória dos Santos, de 9 anos, se imunizou em São José de Ribamar durante a ação e não escondeu a felicidade em poder voltar aos estudos imunizada contra a Covid-19. “A vacina é muito importante para me proteger, já vai completar dois anos que não vou para a escola por causa do coronavírus. Com a vacinação, eu espero poder voltar a estudar de novo”, deseja a criança.