Notícias
Ambulâncias equipadas são entregues pelo Governo para unidades da rede estadual
Os hospitais regionais de Balsas, Viana, Monção e da Baixada Maranhense, em Pinheiro, receberam nesta quarta-feira (4) ambulâncias para o reforço no transporte sanitário entre unidades de saúde da região. A entrega é fruto de parceria entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), que financiou os veículos com sobra orçamentária. Além das unidades de saúde, também receberam novas ambulâncias outros 14 municípios maranhenses.
“Mais uma vez estamos vendo os resultados dessa união com o Poder Legislativo, dessa ação organizada em favor da saúde pública. Estamos fortalecendo a integração entre as redes municipais de saúde e a rede estadual. Já entregamos cerca de 200 ambulâncias, portanto é uma ação concreta que se soma às demais ações que vêm sendo implementadas em todo o Maranhão na área da saúde”, destacou o governador Flávio Dino durante a solenidade de entrega dos veículos.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, reforçou que a ação contribui com o trabalho de alta complexidade realizado pelas unidades estaduais. “Quatro unidades estaduais foram contempladas com novas ambulâncias. Os novos veículos dão suporte adequado para o transporte dos pacientes entre as unidades das regiões, melhorando assim a qualidade desse serviço e permitindo que muitas vidas sejam salvas”, destacou o secretário.
Os veículos, modernos e devidamente equipados, vão servir ao transporte de pacientes e atendimentos de urgência e emergência nas cidades contempladas. As ambulâncias são equipadas com maca, prancha, umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio. A unidade básica entregue pode ser equipada ainda como Unidade de Suporte Avançado (USA).
O diretor do Hospital Regional de Balsas, Eliabe Aguiar, destacou a importância do veículo para a região. “Esta será a nossa terceira ambulância. Temos demandas diárias de transferências na nossa rotina e esse reforço é fundamental para que possamos transportar os pacientes, especialmente considerando que a nossa região contempla dois municípios de grande extensão territorial como Alto Parnaíba e Balsas”, afirmou o diretor.
O diretor do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, Kaio Hortegal, ressaltou que o veículo fortalece a integração das unidades de saúde que fazem parte da rede. “Contávamos com uma ambulância e agora teremos mais uma para realizar o transporte dos pacientes para que possam realizar os procedimentos nos hospitais de referência. Trabalhamos em um hospital de alta complexidade e ter autonomia para realizar esse serviço de transporte é fundamental e pode salvar vidas”, contou o diretor.
Também receberam ambulâncias os municípios de Turiaçu, Vargem Grande, Pedreiras, Santo Antônio dos Lopes, Timon, Morros, Parnarama, Paço do Lumiar, Dom Pedro, Coroatá, Caxias, Bacabal, Altamira do Maranhão e Bacurituba. As prefeituras beneficiadas ficam responsáveis pelo custo de manutenção dos veículos.
Parceria
Os veículos foram adquiridos com sobra orçamentária da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. O presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, reforçou a importância da parceria. “Essa é uma forma objetiva e concreta de contribuirmos com o sistema público de saúde no Maranhão. Esse entendimento entre os Poderes Executivo e Legislativo é bom para todo o estado, e beneficia quem mais precisa”, enfatizou Othelino, que indicou uma das ambulâncias para o Hospital Regional de Monção.
“A saúde no sul do Maranhão tem melhorado muito desde a abertura do Hospital Regional de Balsas, que beneficia não só Balsas como também os municípios vizinhos. Essa ambulância vai servir toda a população, sendo mais uma ação que fortalece e ajuda uma região que era esquecida politicamente nos anos anteriores, mas que hoje tem tido essa assistência do governador Flávio Dino em todas as áreas e especialmente na área da saúde”, destacou o deputado Márcio Honaiser, que indicou o Hospital Regional de Balsas para receber uma das ambulâncias.
A ambulância para o Hospital Regional de Viana foi indicada pela deputada Mical Damasceno, enquanto o direcionamento do veículo para o Hospital Regional de Pinheiro foi sugerido pelo deputado Leonardo Sá.