Notícias
Ações da SES são apresentadas para gestores no estande da Saúde no Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense
Equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentaram, na segunda (13) e terça (14), ações e experiências exitosas no âmbito da saúde no Maranhão para os participantes do 1º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, que ocorre no Multicenter Sebrae, em São Luís.
Durante esses dois dias, técnicos de diversos serviços da Saúde se revezam no local para apresentar os programas, projetos, ações, tirar dúvidas e prestar esclarecimentos a prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de saúde e representantes dos municípios maranhenses presentes no evento.
“Nós trouxemos um leque de programas, justamente para que os prefeitos e secretários possam conhecer e aderir. Temos Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh) – que é segunda maior rede do Brasil. O objetivo é sensibilizar os gestores para que eles possam fazer adesão para que possamos acompanha-los mais de perto, que é justamente a proposta municipalista do nosso governador”, explicou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Barbosa.
Ao conversar com a equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), a secretária municipal de Saúde de Pastos Bons, Vera Mota, falou do interesse em levar o Projeto para a cidade.
“A Prefeitura tem procurado o contato e o diálogo com as secretarias do Estado para conhecer mais e acompanhar de perto o que tem para nós. Após o diálogo aqui, nos comprometemos com a coordenadora do Cerest, Ricarda Spinucci, em levar o Projeto para nossa cidade, pois precisamos unir esforços e cuidar da saúde do trabalhador de Pastos Bons”, afirmou a secretária Vera Mota.
Projeto Proteger
O projeto Proteger considera a Diretriz I do Plano Anual de Saúde (PAS), que visa garantir o acesso da população às ações e serviços como direito fundamental ao atendimento das necessidades de saúde.
As ações impactam positivamente a política de atenção primária em saúde, atenção especializada e facilitam, ainda, o acesso a medicamentos e insumos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O Estado possui cinco Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest´s) regionais e referências técnicas nos demais locais.
A SES conta com equipes no estande da Saúde para expor e tirar dúvidas acerca dos serviços através das Superintendência de Epidemiológica, Sanitária, de Atenção Primária e Trânsito.
Além disso, projetos da Asplan Itinerante e informações do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) e ações da Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP/MA), Instituto Osvaldo Cruz/Laboratório Central do Maranhão (Lacen/MA), entre outros.
Foi realizada ainda, a distribuição de preservativos e o Zé Gotinha apareceu para incentivar as pessoas a manter a carteira de vacinação atualizada.
Congresso
O Congresso é realizado pela Federação dos Municípios (FAMEM) com o apoio do Governo do Maranhão. A abertura do evento, segunda-feira (13), contou com a presença do governador Carlos Brandão e do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, entre outras autoridades.