Notícias
Ação Resgate leva atendimento em saúde e testes de Covid-19 ao Centro Histórico de São Luís
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), serviço que integra a Rede de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta sexta-feira (18), uma nova edição do Ação Resgate. A ação teve como público-alvo os guardadores de carros que atuam na região da Praça Benedito Leite, Centro Histórico de São Luís. Foram oferecidas consultas com médico clínico, testes rápidos para HIV/Aids, Sífilis, Hepatite A e B, testes para detecção da Covid-19, bem como aferição de pressão e glicemia.
“Nos últimos anos, temos alargado as linhas de atuação como forma de alcançar mais pessoas. Desta vez, vimos a oportunidade de acolher os guardadores de carros, justamente por ser uma profissão muito exposta e que lida diariamente com o público em diversas situações”, afirmou o coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.
A ação aconteceu durante toda a manhã, com 65 guardadores de carros atendidos, além de outras 23 pessoas que estavam no entorno. Na ocasião foram aplicados 136 testes rápidos para HIV/Aids, Sífilis e Hepatite A e B. A Ação Resgate também aplicou 43 testes do tipo RT-PCR para detecção do Covid-19, todos com resultado negativo para a doença.
Segundo o Sindicato dos Guardadores e Lavadores de Carros de São Luís, aproximadamente três mil pessoas trabalham como guardadores na capital, destes mil são cadastrados. Somente na região do Centro Histórico 380 pessoas atuam na atividade.
Guardador de automóveis há 36 anos, o senhor Nonato Costa, de 55 anos, elogiou a iniciativa. “Por trabalharmos na rua diariamente, muitas das vezes não temos como ir ao médico. Por isso eu agradeço a toda a equipe que trouxe esses serviços para nós”, compartilhou.
“A iniciativa realizada faz parte das ações relativas à mobilização Guardador Legal, que visa regularizar quem desempenha o ofício, conforme rege o decreto que regulamenta a profissão. Paralelo a isso, buscamos também direcionar serviços que os atendam em suas necessidades e que estejam alinhados com outras agendas, como é o caso da saúde do homem e do enfrentamento à Covid-19”, disse o titular do 3º Distrito Policial, Joviano Furtado.
Novembro Azul
A 29ª edição do Ação Resgate contemplou ainda a Campanha Novembro Azul, com orientações sobre a saúde integral do homem, prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Para Francisco Moreira, de 71 anos, que há 55 anos é guardador de carros, o Ação Resgate reforçou a importância de se cuidar. “Foi uma oportunidade para que a categoria pudesse se conscientizar, pois já que trabalhamos de sol a sol, acaba que a saúde fica em segundo lugar muitas vezes. Eu mesmo já fiz o meu exame de prevenção ao câncer e tenho buscado encorajar outros a se cuidar também”, destacou.
A Ação Resgate é uma iniciativa do CAPS AD Estadual, cujo objetivo é a recuperação de indivíduos em situação de rua ou de vulnerabilidade social devido ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Aqueles que aceitam o tratamento são encaminhados para a sede do serviço, localizada no bairro do Monte Castelo, em São Luís, funcionando de forma substitutiva ao modelo hospitalar, atendendo também pacientes por demanda espontânea, encaminhados por Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou de hospitais gerais.