Notícias
Integração do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária ao Empresa Fácil é destaque no Sebrae
As integrações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e da Vigilância Sanitária Estadual (SUVISA) ao sistema Empresa Fácil Maranhão foram destaques na programação do ‘Transformar Juntos 2024’. O encontro foi realizado pelo Sebrae Nacional em Brasília ao longo da semana com as participações de mais de duas mil pessoas ligadas ao setor público, incluindo as presenças do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima e do presidente em exercício, Geraldo Alckmin.
Representando a Junta Comercial do Maranhão, estiveram presentes o presidente Sérgio Sombra e o coordenador da RedeSim, Ítalo Lima. Durante o Transformar Juntos, o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, e o superintendente da Vigilância Sanitária, Edmilson Diniz, explicaram as etapas executadas em cada um dos órgãos de licenciamento, o novo fluxo de trabalho e os impactos para os empreendedores.
Sob coordenação da Junta Comercial do Maranhão, as integrações entre sistemas já se tornaram referência para o país por permitir que as emissões de licenças para legalização dos negócios sejam totalmente online. A facilidade faz parte do programa Maranhão Digital, lançado recentemente pelo Governador Carlos Brandão como mais uma iniciativa da gestão estadual para avançar na simplificação dos trâmites que envolve o registro e a legalização dos negócios.
Para o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, compartilhar essa experiência exitosa do Maranhão com as demais unidades federativas é uma forma de contribuir para que o país avance na pauta da desburocratização. “Nosso objetivo é que essa iniciativa seja replicada nos demais estados e que os empreendedores brasileiros possam contar com órgãos de registro empresarial ter cada vez mais integrados e simplificados”, reforçou o presidente da Jucema.
O superintendente da Vigilância Sanitária, Edmilson Diniz, destacou que esses benefícios geram impactos positivos para diversas cadeias produtivas passíveis de licenciamento sanitário como a facilidade de acesso para abertura do processo, transparência, simplificação e agilidade. “Estamos falando da unificação de banco de dados com os demais órgãos de controle, com melhor dimensionamento das atividades econômicas desenvolvidas em cada município. É um salto de qualidade que contribui com o desenvolvimento econômico e social além de garantir maior inclusão produtiva com segurança sanitária à toda sociedade maranhense”, explicou Diniz.
“É uma satisfação participar desta iniciativa do Sebrae, junto aos demais representantes do Governo do Maranhão, e em conjunto com os diversos atores responsáveis pela transformação das realidades locais. A adesão à Redesim está agilizando a abertura de empresas no estado, beneficiando empreendedores iniciantes e estabelecidos”, ressaltou o coronel Célio Roberto.