Notícias
Governo do Estado reforça imunização e anuncia campanha de multivacinação
A população, especialmente crianças e adolescentes, podem atualizar a carteira vacinal em mais cinco pontos de imunização em São Luís (MA). A ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem início nesta sexta-feira (30) e prossegue até domingo (1º). Entre os principais imunizantes, estão as vacinas contra hepatite, poliomielite, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e Covid-19, entre outras.
Na sexta-feira (30), sábado (31) e domingo (1º), as equipes da rede da SES aguardam a população no ponto de vacinação no Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia. No sábado (31), a vacinação será na Praça do Viva, no bairro da Liberdade. Além disso, crianças, adolescentes e adultos também podem atualizar a vacinação no sábado (31) e no domingo (1º), na Praça do Foguete, localizada na Lagoa da Jansen, e na Praça do Viva, no bairro Cidade Operária.
Para manter o estado e o país livres de doença evitáveis com vacinas, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, anunciou a campanha de multivacinação e acompanhou a vacinação, nesta terça-feira (27), no Centro de Ensino Professor Luís Rego, no bairro Jardim Tropical, em São José de Ribamar (MA). A ação de multivacinação também será realizada em escolas da rede estadual e em shoppings na Região Metropolitana.
“Esta é uma ação intensiva para ampliarmos as coberturas vacinais, facilitando o acesso da população aos imunizantes. Estamos levando postos de vacinação para escolas, espaços públicos de lazer, e convocando a população para atualização vacinal. A vacinação é um gesto de cuidado, por isso peço que levem os amigos, familiares, tanto crianças como adultos, e atestem o seu amor atualizando a carteira vacinal de todos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
A estudante Valqueline Lima, de 17 anos, é uma das 438 alunas do Centro de Ensino Professor Luís Rego. Após vacinar contra influenza, a estudante lembrou uma importante lição. “Aprendi em casa como as vacinas são importantes para evitar doenças. Então, hoje, só faltava a da gripe”, destacou a estudante.
A direção do Centro de Ensino Professor Luís Rego comunicou os pais e responsáveis sobre a ação de multivacinação. A ação promovida pela SES facilitou a rotina da Rosana Botelho, que procurou a unidade escolar para atualização vacinal da família. “Aproveitei que meu filho Levi estuda aqui, para atualizar a carteira das crianças, pois faltam algumas vacinas. Facilitou muito para mim”, disse.
Vacinas
As vacinas são seguras e protegem o indivíduo em todos ciclos de vida. Estão sendo disponibilizados cerca de 20 imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação (CNV): Influenza, Hepatite B (doença evitada: Hepatite B), VIP (doença evitada: Poliomielite), VOP (doença evitada: Poliomielite), Rotavírus (doença evitada: Diarreia por Rotavírus), Penta (Doença evitada: Hepatite B, Difteria, Tétano, Hemophlius tipo B), Pneumo -10 (doença evitada: Pneumonia), Meningo C (doença evitada: Meningite) e Febre Amarela (doença evitada: Febre Amarela), entre outras.
Campanha de Multivacinação
Sexta (30), Sábado (31) e Domingo (1º)
– Espigão Costeiro – 16h às 20h
Sábado (31) e Domingo (1º)
– Praça do Foguete – 16h às 20h
– Praça do Viva, Cidade Operária – 16h às 20h
Sábado (31)
– Praça do Viva, Liberdade – 8h às 17h