Notícias
Governo do Estado realiza mutirão de cirurgias de laqueaduras em Paço do Lumiar
Com o programa Cirurgias – Aqui, a Fila Anda, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu a primeira etapa do mutirão de laqueaduras, nesta segunda-feira (26), na Maternidade de Paço do Lumiar, onde oito mulheres realizaram o procedimento. As pacientes buscavam o planejamento reprodutivo de forma segura e eficaz com a “ligadura das trompas”.
Cerca de 180 laqueaduras serão realizadas pelo programa até o fim do ano, sempre às segundas-feiras, na unidade da rede estadual de saúde. “Fizemos uma programação de forma que não interfira nas cirurgias eletivas realizadas pela unidade mensalmente. A sensibilidade do governo é atender e dar suporte a uma decisão da mulher que não deseja mais engravidar”, explicou o diretor geral da Maternidade de Paço do Lumiar, Ítalo Lustosa.
A laqueadura tubaria é um direito das mulheres desde a Lei do Planejamento Familiar – nº 9. 263 de 1996, ampliado a partir de março de 2023, pela Lei nº 14.443/2022. O procedimento, também conhecido como “ligadura de trompas”, é uma cirurgia realizada como método contraceptivo definitivo, indicado para a prevenção da gravidez.
Ana Claudia Gonçalves, de 40 anos, é mãe de quatro filhos, e sua última gestação foi de gêmeos. “Eu tomei essa decisão exatamente depois do nascimento dos gêmeos, há quatro anos. Então, esta é uma oportunidade muito boa”, avaliou.
Jhuelly Nascimento, de 24, também aguardava para fazer a cirurgia. Sua primeira gravidez foi aos 15 anos, e após o quarto filho, optou pela laqueadura. “Sem essa chance seria mais difícil eu fazer a cirurgia, então para mim é muito bom estar aqui”, ponderou.
Maternidade
A Maternidade de Paço do Lumiar realiza acompanhamento de pré-natal e assistência ao parto e puerpério às gestantes. Oferta, também, Triagem Neonatal (TTN) (diagnóstico precoce de doenças infantis), que incluem teste do pezinho, orelhinha, linguinha e coraçãozinho. A unidade ainda oferece apoio diagnóstico, análise clínico, eletrocardiograma, cardiotocografia e ultrassonografia.
A maternidade também presta assistência a gestantes com atendimento de urgência e emergência, e conta, ainda, com a oferta dos serviços de Psicologia, Serviço Social e consultórios ambulatoriais para atendimentos nas especialidades de ginecologia, planejamento familiar e pediatria.