Notícias
Governo do Estado anuncia ampliação de serviços e mutirão de exames para população da Macrorregião Sul
Durante a visita à Macrorregião Sul do Estado do Maranhão, nesta terça-feira (3), o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, anunciou a ampliação dos serviços adotados pelo Governo do Estado nas áreas de hemodinâmica e de oncologia na região, além de um grande mutirão de exames na Policlínica de Imperatriz.
“Tenho certeza que com os investimentos do Governo do Estado na Macrorregião Sul muitas vidas serão salvas. Muito em breve a população contará com a assistência do novo Hospital da Região Tocantina e, com ele, a ampliação de serviços como cardiologia e hemodinâmica na região. Para acelerar a fila de procedimentos, mutirão de cirurgias gerais no município de Grajaú e mutirão de exames em Imperatriz, através do programa Cirurgias – Aqui, a fila ainda. Enquanto que os pacientes oncológicos serão beneficiados com a expansão do serviço em 25%. Estamos proporcionando mais cuidado e assistência para população maranhense”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, durante agenda na região Tocantina.
Expansão de serviços
A gestão estadual vai ampliar em 25% os serviços de oncologia na Macrorregião Sul do Estado do Maranhão, por meio do Hospital São Rafael. O serviço foi contratado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para atender essa demanda.
Cumprindo agenda em Imperatriz, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhado da secretária adjunta de Assistência em Saúde da SES, Kátia Trovão, e equipe de técnicos visitou as instalações onde funcionará o Hospital da Região Tocantina. Na oportunidade, o gestor estadual acompanhou a execução da obra, que aumentará a rede de atendimento na Macrorregião Sul do Estado. O perfil da unidade foi ampliado, e com isso, exemplo, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) passou de 11 para 30 leitos, e ainda contará com novas especialidades médicas, com destaque para a cardiologia.
Haverá uma ampliação dos serviços de cardiologia e hemodinâmica na região com o novo Hospital da Região Tocantina, contribuindo para o amplo acesso ao diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares dos pacientes. Quando entregue, a unidade ofertará procedimentos de alta complexidade, como a hemodinâmica, fundamental para o diagnóstico e tratamento de diversas condições cardíacas, com capacidade para realizar 3 mil cateterismos.
O secretário Tiago Fernandes, acompanhado da equipe da Secretaria Adjunta de Assistência em Saúde da SES, também visitou a Unidade Regional de Saúde (URS) de Imperatriz, e foi recebido pela gestora da regional, Valéria Macedo. Além disso, o gestor esteve no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz.
Para o titular da SES, durante visita ao Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, a aposentada Francisca Silva, de 70 anos, da cidade paraense de Marabá, contou que fez um cateterismo no hospital e já aguardava a angioplastia. “O Estado está de parabéns! Eu passei mal enquanto estava na casa da minha irmã e fui muito bem atendida, são profissionais excelentes,” destacou durante o diálogo com o gestor estadual.
Mutirão de exames
No mês de setembro, sempre aos fins de semana, o Governo do Estado promoverá o mutirão de exames na Policlínica de Imperatriz com 330 ultrassonografias. A ação começará nos dias 14 e 15 de setembro e prosseguirá, beneficiando a população que necessita de diagnósticos rápidos.
Cirurgias – Aqui, a fila anda em Grajaú
Com o programa Cirurgias – Aqui, a fila ainda, o mutirão de cirurgias gerais no Hospital Regional de Grajaú, da rede estadual de saúde, será realizado entre os dias 10 e 13 de setembro, totalizando 40 cirurgias. No período, 10 procedimentos serão realizados por dia, beneficiados os pacientes com procedimentos nas áreas de colecistectomia; hérnia epigástrica; hérnia incisional; hérnia inguinal; hérnia inguinal bi/uni; hérnia umbilical; hernioplastia inguinal – crural – unilateral; histerectomia; histerectomia total; lipoma (10); ooforectomias e postectomia.
Essa iniciativa faz parte dos esforços da gestão do governador Carlos Brandão para reduzir as filas de espera e garantir que mais pessoas tenham acesso rápido e eficiente aos cuidados de saúde. Mais de 25 mil procedimentos já foram realizados através do programa no Maranhão e muito mais vamos realizar para seguir democratizando o acesso aos serviços especializados de saúde.