Notícias
Centro de Hemodiálise de Pinheiro registra mais de 1,2 milhão de atendimentos em 4 anos
“Antes, eu precisava ir para São Luís, o que era muito mais difícil. Com essa clínica aqui minha vida melhorou muito. Sou muito agradecida pelo atendimento que recebo”, relata a aposentada Martinha Azevedo Vieira, de 57 anos, residente em Serrano do Maranhão. Ela é uma das pacientes assistidas no Centro de Hemodiálise de Pinheiro. O equipamento da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) completou quatro anos no último 16 de agosto.
Referência na Baixada Maranhense, o Centro de Hemodiálise de Pinheiro já realizou um total de 1.247.563 atendimentos, incluindo 8.223 consultas médicas, 423.257 consultas multidisciplinares, 129.674 serviços de apoio e diagnósticos, 581.681 procedimentos de enfermagem e 104.728 sessões de terapia renal substitutiva.
A unidade oferece ambulatório e assistência de nefrologia, funcionando em três turnos e atende 231 pacientes, atualmente. A estrutura inclui quatro salas de diálise e equipe assistencial com médicos nefrologistas e equipe multiprofissional. A comemoração pelos quatro anos ocorreu com atividades nas salas de hemodiálise, incluindo tratamento estético com maquiagem e corte de cabelo.
“Comecei a sentir os sintomas com 19 anos, mas não tinha tratamento na época. Quando o centro abriu, eu pude iniciar minha hemodiálise aqui. Não precisei ir para São Luís, o que facilitou muito. Venho três vezes por semana, e o atendimento aqui é excelente”, recorda o lavrador Valdemir de Jesus Costa, de 26 anos.
A diretora da unidade, Ana Cláudia Carvalho, enfatizou a importância do Centro de Hemodiálise de Pinheiro na rede estadual de saúde. “A hemodiálise sempre foi um grande desafio na nossa região. A criação deste centro foi uma vitória imensa. Celebrar esses quatro anos é motivo de muita gratidão, e nosso próximo desafio é aumentar a capacidade para atender ainda mais pessoas”, pontuou.