Notícias
SECRETÁRIO DE SAÚDE PARTICIPA DE ENCONTRO DE GESTORES DO INSTITUTO ACQUA E DESTACA CRESCIMENTO DA REDE NEONATAL NO MARANHÃO
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, participou, nesta quarta-feira (15), da abertura do X Encontro de Gestores, realizado pelo Instituto Acqua. Neste ano, o evento, que acontece até esta quinta-feira (16), trouxe como tema ‘Inovação, diálogos e práticas por um SUS em equilíbrio’, reunindo representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e gestores de unidades de saúde administradas pelo Instituto Acqua.
O secretário Carlos Lula destacou os investimentos em saúde realizados pelo Governo do Estado e a importância da parceria com o Instituto Acqua. “Hoje o investimento em saúde é de quase 15% da receita corrente líquida do Estado. É o maior investimento em saúde da história do Maranhão, que está sendo aplicado com qualidade e cuidado. E o Instituto Acqua é um parceiro com quem a SES pode contar e que tem feito a saúde dar certo, os valores de ambos são os mesmos, levar mais saúde e qualidade de vida para as pessoas”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
O Instituto Acqua atua no estado há seis anos e meio, administrando 22 unidades da Rede Estadual de Saúde do Maranhão. A diretora executiva do Instituto Acqua, Paula Assis, destaca o orgulho de contribuir para que a saúde dê certo no Maranhão. “Este encontro é justamente para que possamos expor todas as práticas exitosas realizadas neste ano de 2021. Quando o Instituto Acqua chegou ao Maranhão, a Macma, por exemplo, possuía apenas 38 leitos neonatais e hoje, graças ao trabalho conjunto com a SES, estamos encerrando o ano com 98 leitos neonatais. E, em todo o estado, estamos nos aproximando dos 200 leitos neonatais, o que nos deixa muito orgulhosos”, afirma.
Durante a realização do evento, está sendo realizada a troca de experiências dos profissionais de saúde durante o ano de 2021, que servirá para projetar ações diante do cenário vivido pela saúde pública no Brasil.
Para o diretor administrativo da Maternidade de Alta Complexidade (Macma), Leonardo Lopes, o ano de 2021 foi de inovação para a unidade. “Foi um ano de inovação no sentido de ampliação, pois ganhamos um novo prédio, que antes era anexo e hoje já foi incorporado à Macma, proporcionando maior qualidade na assistência e na prestação do serviço. Com novos leitos de UTI, a inclusão de duas novas salas de centro cirúrgico mais o serviço de tomografia incluso na própria maternidade. Além de diversos leitos de enfermaria que ajudam a desafogar a superlotação de uma estrutura antiga que já não suportava tanta demanda”, comentou.
Além de gestores e representantes das unidades da Rede Estadual de Saúde administradas pelo Instituto Acqua, também participaram do evento: o diretor presidente do Instituto Acqua, Samir Siviero; o secretário adjunto de Assistência à Saúde da SES (SAAS/SES), Carlos Vinicius; a secretária adjunta de Saúde da SES, Maiara Nunes; o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande; o subsecretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Gleikson Barbosa dos Santos; dentre outros.