Notícias
Programa Mais Cirurgias beneficia mais de 260 pessoas em Santa Luzia do Paruá com cirurgias oftalmológicas
Mais de 260 pessoas foram submetidas à cirurgia de catarata ou pterígio no Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá. A ação foi possível graças ao Programa Mais Cirurgias, do Governo do Estado. Essa foi a segunda ação do programa, que promoveu cirurgias de catarata e pterígio no hospital este mês.
O primeiro ocorreu nos dias 4 e 5 de novembro. Os procedimentos cirúrgicos foram realizados em dois dias, nesta quarta-feira (18) e quinta-feira (19). Foram avaliadas 390 pessoas, das quais 268 passaram por procedimento cirúrgico. Foram realizadas 157 cirurgias de catarata e 111 de pterígio. Os pacientes eram oriundos dos municípios maranhenses de Araguanã, Amapá do Maranhão, Bom Jardim, Centro Novo, Centro do Guilherme, Luís Domingues, Maracaçumé, Maranhãozinho, Zé Doca, Nova Olinda do Maranhão, Presidente Médici, São João do Carú, Governador Nunes Freire e também de Santa Luzia do Paruá.
“Esta é a segunda etapa de cirurgias oftalmológicas que estamos realizando este mês com os procedimentos para tratar a catarata e o pterígio. Estamos gratos ao Governo do Estado, à Secretaria de Saúde e à EMSERH por nos dar condições de realizar esse trabalho. É uma alegria e uma satisfação muito grande poder oferecer isso à população da nossa região”, explicou Marilandia Costa, diretora administrativa do hospital.
Seu José Vieira Meneses, morador do município de Santa Luzia do Paruá, foi um dos beneficiados no mutirão cirúrgico. Ele conta que ficou sabendo pelos amigos e vizinhos do mutirão ocorrido no início do mês. Criou coragem e procurou a unidade de saúde. “Eu tinha muito medo de fazer a cirurgia, mas ouvi as pessoas comentando do atendimento, que foi muito bom e eu resolvi vir. Estou me sentindo ótimo, nem parece que fiz cirurgia, não tem nem comparação. Estou muito satisfeito”, avaliou o idoso, de 76 anos de idade.
Dona Maria Fontes dos Santos, de 74 anos, esteve na unidade de saúde no início do mês para operar e retornou nesta semana para realizar o procedimento no outro olho. “Fiz a primeira cirurgia há 15 dias, operei um olho, e voltei para fazer o outro olho. Há muito tempo eu queria operar e não tinha condições, porque a cirurgia no particular é cara. Consegui fazer aqui e o atendimento foi maravilhoso no hospital, bom demais”, comentou a idosa.
A unidade de saúde gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) integra a rede estadual de saúde. O Hospital Regional de Santa Luzia foi entregue pelo poder público estadual em junho deste ano. É referência no tratamento de pacientes que necessitam de internação hospitalar e tem atualmente 30 leitos clínicos e 10 de UTI.
Cirurgia de catarata e pterígio
A cirurgia de catarata consiste na remoção do cristalino do olho que se tornou opaco, referenciado como catarata. Cristalino é uma lente que existe no olho e que como o próprio nome diz é transparente. Já a cirurgia de pterígio é caracterizada pela retirada de uma membrana fibrovascular sobre a córnea, que invade a superfície do olho e avança em direção ao centro, podendo atingir a pupila e afetar a visão.