Notícias
Hospital Macrorregional Tomás Martins reúne mais de 400 pessoas na segunda edição da Corrida pela Vida
Corredores acordaram cedo, neste domingo (1º), para participar da segunda edição da Corrida Pela Vida promovida pelo Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês. Além de incentivar a prática da atividade física, as equipes do Macrorregional arrecadaram 168 bolsas de sangue com as inscrições. A unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é gerenciada pelo Instituto Acqua.
Percorrendo os 5 km da corrida, o estudante de 13 anos, Luis Eduardo Silva Santos, completou a prova ao lado mãe, Salete Soares Pereira, de 48 anos. “Minha mãe treina todo dia e quando me chama para correr com ela, eu vou. É bem legal participar”, pontuou.
Além de incentivar o filho, Salete conquistou o 4º lugar na categoria Comunidade. Ela e o filho, que residem na cidade de Bacabal, percorreram uma hora de carro para chegar ao local da corrida. “Eu o convidei e ele decidiu vir. Então comprei o tênis e viemos juntos. Hoje é a segunda corrida que ele está competindo. Estou feliz porque consegui chegar a um dos lugares no pódio”, contou sorridente.
Com muita animação, os participantes foram concluindo a prova e recebendo medalhas pela participação no evento. Toda bolsa de sangue arrecadada vai ajudar na manutenção do estoque do Hemonúcleo de Santa Inês. Já os alimentos serão doados a uma instituição.
O supervisor técnico do Instituto Acqua, Cláudio Mendes, reforçou a importância desse tipo de ação. “Foi uma iniciativa bastante louvável, além de promover a atividade física, cada competidor está salvado vidas. Ações desta natureza trazem um retorno muito maior do que possamos imaginar e sempre quem ganha é a sociedade”, reforçou.
Para completar o evento, tendas com atendimentos promovem testes de glicemia, aferição de pressão arterial e massagens terapêuticas e relaxantes. Além desta ação, houve ainda entrega de preservativos e orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com entrada de laços vermelhos em alusão à Campanha Dezembro Vermelho de Combate à Aids.
Pódio
A prova foi dividida em duas categorias. Na categoria Colaborador Masculino, os vencedores foram: Francisco Silva Carvalho (1º lugar); Marlos Soares Costa (2º lugar); Márcio José (3º lugar); Fabrício Taison (4º lugar) e Cícero de Oliveira (5º lugar). Já no Feminino, as vencedoras foram Patrícia Keila (1ª lugar); seguida pelas competidoras Mikaele; Tamara; Jucilene e Aderlane Tavares.
Na categoria Comunidade subiram ao pódio Franciel Viegas com o 1º lugar; Rafael da Silva, com o 2º; Adriano José Martins, ficando com o 3º lugar; Elinaldo Silva Costa, 4º lugar, e completando o pódio, George Vitor Araújo. Na categoria Feminino conquistaram os menores tempo no percurso, Regiane Costa, 1º lugar; Diseane Gomes, 2º lugar, seguida por Luciléia Nascimento, Salete Soares e Elizania Pinheiro.
Prestigiaram o evento a prefeita de Santa Inês, Vianey Bringel; o deputado estadual Felipe dos Pneus, o diretor geral do Macrorregional Tomás Martins, Antônio Jorge, a diretora administrativa Thaise Lima, além de vereadores e toda a comunidade em geral.
A corrida de rua integra o projeto Instituto Acqua em Ação, que realiza ações sociais visando aproximar ainda mais as comunidades dos serviços de saúde.