Notícias
COM ENTREGA DO CENTRO DA PESSOA IDOSA, GOVERNO AMPLIA ATENDIMENTOS EM SAÚDE NA REGIÃO TOCANTINA

Com o Centro da Pessoa Idosa, o Governo do Estado está ampliando os atendimentos em Saúde na Região Tocantina. Entregue no último sábado (4), além dos serviços de saúde, o equipamento oferece atendimentos de assistência social e fortalece a rede de saúde, que passou a contar também com uma policlínica. O Centro começou a receber os primeiros pacientes na segunda-feira (6).
A unidade se une à Policlínica de Imperatriz, também inaugurada no sábado. “É uma estrutura que integra saúde e assistência social. São serviços que se complementam, tais como fisioterapia, cardiologia, psiquiatria, além de assistência social de modo geral. Assim, estaremos garantindo atenção integral à saúde física e psicológica a todos e todas que recorrerem aos serviços que aqui estarão sendo disponibilizados”, disse o governador Flávio Dino, que esteve na entrega dos equipamentos.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca que o novo espaço amplia os cuidados à população. “Para além do cuidado social, o Centro é um local para promover cuidados em saúde também. Assim estamos ampliando os cuidados à população tocantinense e facilitando o acesso aos serviços”, conta.
O senhor Antônio Pereira do Nascimento, 74 anos, aprovou o espaço. Além de ser um dos usuários, ele também cuida de uma hortinha instalada dentro do Centro. “Eu fico feliz de poder ter a minha horta. Os serviços com certeza serão uma benção para quem precisar. É algo que o Governo fez e que irá beneficiar a todos nós”, disse.
Quem se beneficia com o novo serviço, agradece. “Eu fiquei contente quando disseram que teremos aulas de dança, porque se tem uma coisa que eu gosto de fazer é dançar”, afirmou Osias Martins, de 80 anos. A esposa dele, dona Neci Cariolando, de 72 anos, confirmou a fala do marido. “Está muito bom. Gostei de verdade”, disse.
Serviço

Entre as especialidades médicas disponibilizadas no Centro, estão geriatria, cardiologia e psiquiatria. Os atendimentos contam com o suporte de profissionais como assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, profissional em educação física, psicólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional e músico terapeuta. O espaço oferece ainda exames laboratoriais, eletrocardiograma, ecocardiografia de estresse e monitoramento pelo Sistema Holter.
O equipamento funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h. Os pacientes, que devem ter a partir de 60 anos, são encaminhados pelos municípios que fazem parte da regional de saúde de Imperatriz e passam triagem com uma equipe multiprofissional juntamente com o geriatra.
O Centro da Pessoa Idosa é administrado em conjunto pelas Secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Desenvolvimento Social (Sedes), com apoio da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste do Maranhão (AGEMSUL) e da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).