Notícias
Centro Ninar alcança mais de 700 mil atendimentos em sete anos
O Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), em São Luís, completou esta semana sete anos de funcionamento e contabilizou 704.148 atendimentos.
Entre os serviços de reabilitação ofertados pela unidade, três tiveram destaque: fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia – como procedimentos multidisciplinares que auxiliam no desenvolvimento físico, mental e educacional de pacientes, com sessões terapêuticas sensoriais, cognitivas e visuais. As atividades são realizadas por profissionais especializados em espaços adequados.
Missiane da Conceição Pereira Barros, 34 anos, mãe de Manuela da Luz Pereira, acompanha a filha de 8 anos na unidade. “Ela recebe atendimento aqui no Ninar desde quando nasceu. Ficou internada na UTI e depois foi encaminhada para cá. Acho um lugar muito útil porque tem todas as especialidades e a gente não precisa ficar indo de um lado para outro. Todos os profissionais recebem a gente muito bem, desde a recepção até o atendimento médico, só agradeço por existir esse tipo de atendimento para essas crianças”, concluiu.
A coordenadora da Rede de Atenção Materno-Infantil da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Tércia Carvalho, esteve durante as comemorações, na terça-feira (14), no Ninar. “Esse projeto é tocado com muito esforço e dedicação por todos os profissionais aqui presentes, a prova disso são os atendimentos realizados por vocês durante esses sete anos, melhorando a qualidade de vida dessas crianças”, declarou.
Para Carolina Bergê, responsável técnico do Instituto Acqua, o Centro Ninar fortaleceu a rede de tratamento das crianças no Maranhão. “Nós ganhamos esse lugar. Como cidadã maranhense só tenho a agradecer pela dedicação de vocês, pelo trabalho lindo que vocês desenvolvem aqui, e vejam quantas crianças passaram pelo cuidado de vocês, só tenho a agradecer”, comentou.
Atendimentos
Em sete anos, a unidade contabilizou 704.148 atendimentos, incluindo 227.823 procedimentos multidisciplinares e 206.153 consultas multidisciplinares; 101.194 procedimentos de enfermagem; 37.780 consultas médicas; 19.000 atendimentos do Serviço de Apoio e Diagnóstico Terapêutico (SADT); 107.403 registros de diagnóstico em fonoaudiologia, além de 2.062 diagnóstico em oftalmologia e 2.733 atendimentos em exames complementares.
A diretora administrativa do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Rachel Sereno, fez uma avaliação dos sete anos de funcionamento da unidade. “Para quem não sabe, aqui foi minha casa durante cinco anos e poder homenagear essa equipe é emocionante e gratificante. Peço que vocês sempre tenham esse olhar cuidadoso com quem frequenta a unidade. Agradeço os pais pela confiança de deixar seus filhos com nossa equipe durante os tratamentos”, disse.
A unidade, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), funciona desde 2016 com a oferta de tratamento especializado às crianças com problemas de neurodesenvolvimento, consultas médicas, procedimentos multidisciplinares, além de diagnóstico em oftalmologia e fonoaudiologia. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua.