Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde

Tem como propósito permanente fornecer orientação técnica a profissionais tornando os dados e informações atualizadas sobre a ocorrência de doenças e agravos, bem como dos fatores que a condicionam, numa área geográfica ou população definida. Dela dependem ainda decisões e execução de ações de controle.

Entre as principais atribuições estão: implantar e implementar públicas voltadas para promoção de ações de prevenção e controle gerindo recursos nos três âmbitos (federal, estadual e municipal). Estabelecer a vigilância e controle das doenças transmissíveis, não transmissíveis e agravos, incluindo detecção ou prevenção de mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva.

Divulgar alertas, boletins e normas técnicas, com base nos sistemas de informação em saúde, para orientar a população e técnicos dos serviços de saúde sobre emergências de saúde pública de interesse nacional e internacional;

Faz parte deste contexto a Superintendência de Vigilância Sanitária: Departamento de Regulação, Fiscalização e Controle de Produtos Relacionados à Saúde; Departamento de Registro, Fiscalização, Controle de Serviços e Estabelecimentos de Saúde e Exercício Profissional; Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde; Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças: Departamento de Controle de Doenças Imunopreveníveis; Departamento de Zoonoses;Departamento de Vigilância em Saúde Pública; Departamento de Epidemiologia.