Notícias
SES e Ministério da Saúde realizam curso de auriculoterapia para profissionais da atenção primária em saúde

Com aulas práticas realizadas nesta sexta-feira (16), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) concluiu a capacitação em auriculoterapia para profissionais da Atenção Primária à Saúde do polo São Luís. A formação é uma parceria entre a SES, o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com foco na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), ofertada pelo Sistema único de Saúde (SUS). O encontro foi realizado no auditório da SES e contou com a inscrição de 186 profissionais.
Ao todo 330 profissionais de todo o estado participaram do curso, que contou com representantes de diversos municípios maranhenses. A capacitação teve carga horária de 80 horas, sendo parte realizada na modalidade Educação a Distância (EAD) e concluída com um encontro presencial voltado à prática da técnica. O curso foi dividido por polos, de forma a contemplar outras regiões do estado.
Segundo a coordenadora estadual de Práticas Integrativas da SES, Silvanilde Carvalho, a proposta é fortalecer o cuidado integral nos territórios por meio da implantação das Práticas Interativas e Complementares em Saúde (PICS).
“A ideia é que os municípios consigam efetivar o uso dessas práticas nas unidades básicas, garantindo ao usuário um cuidado mais completo. Já temos 192 municípios com alguma oferta de práticas integrativas e, entre eles, quase todos já utilizam a auriculoterapia. O objetivo é garantir ao nosso usuário um cuidado mais integral, mais amplo, mais holístico, com isso, conseguimos oferecer mais resolutividade para as questões que chegam até as unidades”, afirmou Silvanilde Carvalho.
A auriculoterapia é reconhecida pelo Ministério da Saúde como uma das 29 práticas integrativas que compõem o escopo das PICS. Trata-se de um método terapêutico que utiliza pontos específicos na orelha para tratar diferentes condições físicas e emocionais.
Para a superintendente da Atenção Primária do município de Paço do Lumiar, Raíssa Duarte, a capacitação representa um avanço na assistência municipal. “Temos uma média de 25 pessoas, entre gestores e enfermeiros, que participaram do curso. Iniciamos a aplicação da auriculoterapia nas Unidades Básicas de Saúde, principalmente com gestantes. Temos uma unidade piloto onde usamos a técnica no preparo para inserção do Dispositivo Intrauterino [DIU], o que ajuda a reduzir a dor, a ansiedade e torna o procedimento mais tranquilo. A formação qualifica os profissionais e amplia o acesso da população a cuidados mais humanizados”, destacou a superintendente.
O preceptor do Ministério da Saúde vinculado a UFSC, Eduardo da Silva, ressaltou que a auriculoterapia é hoje a prática integrativa mais utilizada no SUS. “A aula final tem o papel de incentivar os profissionais a praticarem o que aprenderam. A técnica é segura, eficaz e acessível. Há evidências científicas que demonstram sua efetividade superior a medicamentos em alguns casos. É um recurso valioso para melhorar a qualidade de vida da população e reduzir a dependência de medicamentos”, explicou Eduardo.
Programação
Os encontros de encerramento das turmas continuam nos outros polos regionais. No dia 23, será realizado em Imperatriz, no auditório da Universidade Federal do Maranhão, no Centro. Já no dia 30, o encerramento acontece no polo Caxias, na Faculdade Unifacema, também no Centro da cidade.