Mais Saúde Criança leva mais de 2 mil atendimentos à Cidade Operária

Foto: Julyane Galvão

Em comemoração ao Dia das Crianças, o Governo do Maranhão promoveu mais de dois mil atendimentos por meio da ação Mais Saúde Criança, no último domingo (8), no bairro Cidade Operária, em São Luís.

Conduzida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a edição especial contou com consultas médicas, distribuição de brinquedos, vacinação, orientação bucal com entrega de kits de higiene e serviços de cidadania (emissão do cartão SUS e documentos).

Na área médica, 266 crianças foram consultadas por pediatras, 85 buscaram atendimento dermatológico, 92 avaliação nutricional, além de 50 doses de vacinas aplicadas contra tétano e hepatite. Mais 600 kits de higiene bucal foram distribuídos após as atividades educativas sobre importância da correta escovação.

or meio dos serviços de cidadania, foram emitidos 200 cartões do SUS e 362 documentos de identidade e CPF. Os cuidados com a beleza também não ficaram de fora, com 70 cortes de cabelo. A ação foi realizada no Centro de Ensino José Justino Pereira.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, avaliou positivamente os resultados da primeira edição do Mais Saúde Criança: “Na ação, beneficiamos muitas crianças. Esse é um importante trabalho de prevenção. Esperamos beneficiar muitos outros cidadãos maranhenses com o Mais Saúde”.

Para o lazer, a criançada aproveitou as oficinas de pintura e brincadeiras recreativas, e ainda levaram presentes para casa. A pequena Jaine Silva, de sete anos, ganhou brinquedo, conversou com o pediatra e aprendeu a maneira correta de escovar os dentes: “Eu achei legal toda a ação porque me diverti e minha mãe me levou na sala do médico. Depois fui pra oficina de pintura e brinquei em todos os brinquedos”.

A ação especial do Mais Saúde Criança também contou com a presença da subsecretária de Estado da Saúde, Karla Trindade; do secretário de Estado de Políticas Públicas (Seepp), Marcos Pacheco, e do presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA), Duarte Júnior.

Todos os brinquedos distribuídos durante a ação foram doados pelos servidores da SES. Os atendimentos de saúde foram realizados por equipes da secretaria e parceiros.
Mais Saúde

A ação Mais Saúde se consagrou como grande oportunidade para a população ter acesso a diversos serviços de saúde e cidadania. Mais de 43 mil atendimentos já foram realizados nos bairros Vila Embratel, Anjo da Guarda, Coroadinho e Maiobão.

Os atendimentos de saúde são concentrados na área da atenção básica e cidadania. Testes rápidos (sífilis, HIV e hepatites), serviços de enfermagem (aferição de pressão e teste de glicemia) e serviço social são os mais procurados nas ações do Mais Saúde.

 

Foto: Julyane Galvão