Governo realiza oficina ‘Ferramentas da Qualidade’ com equipe multiprofissional do Hospital Carlos Macieira

Oficina auxilia na atualização das equipes e faz parte do calendário de atividades do HCM. Foto: Divulgação

Para promover a atualização da equipe multiprofissional, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, nesta segunda-feira (8), a realização da oficina “Ferramentas da Qualidade” no Hospital Dr. Carlos Macieira. A ação faz parte do calendário de atividades da unidade dentro do processo de Acreditação Hospitalar.

O gerente da Qualidade do HCM, Márcio Ramos, destacou que a atividade é um reforço a mais na construção de um canal de comunicação entre os colaboradores. “Queremos disseminar metodologias importantes, como são as ferramentas da qualidade, úteis tanto para vida profissional quanto pessoal. Além disso, o projeto Oficina da Qualidade é uma forma de levar o conhecimento científico para todos os setores do hospital”, destacou.

Shirleny de Jesus, assistente da Qualidade, ressaltou que a oficina também auxilia na atualização das equipes. “As ferramentas apresentadas ajudam a solucionar problemas que podem surgir nos setores e com o conhecimento, tanto os gestores como os funcionários podem trazer soluções de forma rápida e prática”.

Dentro das ferramentas apresentadas estão o Ciclo de PDCA, que promove a melhoria contínua dos processos, a partir das etapas de planejamento, execução, verificação e ação corretiva ou preventiva; diagrama de Ishikawa, muito utilizado pela equipe da assistência; brainstorming que é a tempestade de ideias; Gráfico de Pareto; entre outras ferramentas.

Para a auxiliar administrativa Tizianna Melo, a oficina contribui de forma produtiva para a formação do profissional da unidade de saúde. “Desde a parte do conhecimento teórico até a parte prática, quando fizemos o estudo de caso em grupos, a atividade foi bem interessante. E essa promoção do conhecimento que o HCM faz é um diferencial, e como funcionária me sinto valorizada com a oportunidade de aprender”.

A oficina prossegue até a próxima sexta-feira (12).

 

Oficina auxilia na atualização das equipes e faz parte do calendário de atividades do HCM. Foto: Divulgação