Governo realiza atendimento na Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer no Coroadinho

Moradores do Coroadinho receberam ações do Governo que reforçam o combate ao câncer de colo de útero, de mama e de boca. Foto: Francisco Campos

Os moradores do Coroadinho e adjacência recebem ações do Governo do Estado para reforçar o combate ao câncer de colo de útero, de mama e de boca no Maranhão. A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer permanecerá até esta terça-feira (5), das 8h às 18h, na Praça Nossa Senhora do Carmo (atrás da Fundação Bradesco). A ação começou no domingo (3), durante o 11º Coroado de Natal.

Com a carreta, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) oferta exames preventivos (colo do útero), rastreamento de câncer bucal, exames laboratoriais de sangue e encaminhamento para mamografia. Para ter acesso aos serviços, não é preciso fazer agendamento prévio. É necessário apresentar documento de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer serve para dar mais qualidade na assistência ao paciente, oferecendo serviços que não têm no bairro”, analisa a supervisora geral da carreta, Nayanne Lara. Segundo ela, a unidade itinerante é um benefício à população, em especial, aquela que tem problemas de mobilidade. “Muitas vezes, as pessoas deixam de buscar auxílio porque precisam se deslocar. Trazendo a carreta até o bairro, facilitamos o acesso à saúde”, diz.

Para fazer os exames de sangue, é preciso que o usuário compareça também com as requisições de um médico e em jejum. Os resultados serão entregues no posto de saúde do bairro. “Os preventivos que apresentarem alguma alteração, o paciente já tem agendada uma consulta no Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo. Os casos de possível câncer bucal são encaminhados para o Hospital de Câncer do Maranhão”, informa.

Parceria 
A carreta itinerante é fruto da parceria entre o Governo do Estado, o Hospital de Câncer de Barretos, a Vale e a Fundação Pio XII e tem objetivo de reforçar as ações de combate ao câncer no Maranhão, especialmente câncer de colo de útero, de mama e de boca.