Governo realiza ações de prevenção e tratamento ao câncer no Anjo da Guarda

Mais Saúde disponibilizou uma série de serviços para a população no Centro de Ensino Vicente Maia. Foto: Julyane Galvão

Moradores do Anjo da Guarda e áreas adjacentes continuarão a ser beneficiados com os serviços da Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer até quarta-feira (6), na Praça do Anjo. As atividades da carreta tiveram início no sábado (2), no Centro de Ensino Vicente Maia, durante o Mais Saúde, ação promovida pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Luís.

Durante o fim de semana, mais de 260 atendimentos foram realizados na Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer, estão sendo oferecidos exames preventivos, exames laboratoriais e consultas odontológicas. A unidade móvel estará presente em todas as edições do Mais Saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou que a unidade móvel agrega serviços de extrema importância para a população. “A carreta tem realizado no estado um importante trabalho de busca ativa e combate ao câncer. A unidade favorece a população, levando o atendimento especializado, ampliando assim o acesso dos usuários aos serviços públicos de saúde e promovendo melhor qualidade de vida aos maranhenses”, disse.

Serviços da Unidade Móvel foram iniciados durante o Mais Saúde e prosseguem até quarta-feira (6). Foto: Julyane Galvão

A unidade móvel está realizando os atendimentos na Praça do Anjo da Guarda. Para facilitar o acesso aos serviços, o usuário deve ter em mãos o documento de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados dos exames realizados na carreta serão entregues no Hospital Aquiles Lisboa, localizado na Vila Nova.

Os serviços da carreta durante a ação do Mais Saúde no Anjo da Guarda beneficiam cidadãos como a dona de casa Deusaline Sousa, 55 anos, moradora do Fumacê. “Soube dessa ação e vim participar porque estava precisando cuidar da saúde. Vim fazer o preventivo e a consulta odontológica. É a primeira vez que participo de uma ação assim e gostei muito do atendimento, todos tratam a gente muito bem. Eu estava precisando”, contou a dona de casa.

A carreta itinerante é fruto da parceria entre o Governo do Estado, o Hospital de Câncer de Barretos, a Vale e a Fundação Pio XII e tem objetivo de reforçar as ações de combate ao câncer no Maranhão, especialmente câncer de colo de útero, de mama e de boca.

Mais Saúde

O Mais Saúde foi realizado no sábado (2) e no domingo (3) no Centro de Ensino Vicente Maia. A ação coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) contabilizou mais de 14,3 mil atendimentos no Anjo da Guarda. Na Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer foram realizados 125 exames preventivos, 56 exames laboratoriais e 81 consultas odontológicas. Consultas especializadas, vacinação de cães e gatos, oficinas, abordagens educativas e serviços na área da assistência básica também foram oferecidos durante a ação.
A próxima edição do Mais Saúde será realizada nos dias 16 e 17 de setembro no Coroadinho.