Governo oferece diversidade de especialidades médicas no Pam Diamante

Tratamento de fototerapia, um dos serviços ofertados no Pam. Foto: Julyane Galvão

Desde o ano de 2015, o Governo do Estado ampliou a oferta de serviços de saúde do Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres – Pam Diamante. A unidade de saúde oferece 13 especialidades médicas e mais de 20 exames específicos de imagem e laboratoriais para os usuários do sistema público de saúde.

De maio a agosto deste ano, mais de 100 mil exames de imagem foram realizados, além de 20 mil consultas contabilizadas, com destaque para cardiologia e dermatologia, especialidades de referência na unidade.

Na área dermatológica, a fototerapia, disponibilizada desde maio de 2016, é usada para o tratamento de doenças de pele como psoríase, vitiligo ou linfoma cutâneo. O equipamento oferece acesso ao tratamento, contribuindo para a redução dessas doenças. De janeiro a setembro deste ano, 4.380 sessões de fototerapia foram aplicadas na unidade.

A coordenadora de marcação de consultas do Pam Diamante, Gisele Matos, informou que a maioria dos pacientes atendidos na fototerapia vêm do interior do estado. “A demanda de outros municípios é muito grande e ampliar o acesso público a consultas dermatológicas, de caráter preventivo ou mesmo para tratamento das inúmeras doenças de pele, está se tornando realidade pela atual gestão”, afirmou Gisele Matos.

O diretor do Centro de Especialidades do Pam Diamante, Phil Camarão, destaca o empenho do Governo do Estado em ampliar a oferta de serviços na unidade. “O governo e a Secretaria de Estado da Saúde investem na estrutura do Pam Diamante para melhor servir a população. Durante todo este tempo, quase três anos de gestão, a unidade de saúde saltou de 8 mil procedimentos para uma média mensal de 35 mil atendimentos. Isso é a rede de saúde pública mostrando que é possível atender com qualidade”, disse Phil Camarão.