Cachoeira Grande comemora a chegada de serviços de saúde oferecidos na ‘Caravana Governo de Todos’

“Há dois anos não fazia o exame preventivo porque não tinha como ir a São Luís. Aí fui deixando, até que comecei a sentir umas cólicas fortes há duas semanas. Fiquei preocupada, mas fui levando. Hoje cedo soube da ‘Caravana Governo de Todos’ e vim logo para não perder a chance de fazer o exame e tirar algumas dúvidas”. Este é o relato de Clarice Alencar, de apenas 18 anos, mãe da pequena Yasmin, que ao saber da realização do exame preventivo, garantiu o primeiro lugar na fila. Ela faz parte da população cachoeirense que aguardava a oportunidade de receber diversos atendimentos básicos de saúde.

Nesta sexta-feira (5) e sábado (6), todos os cinco municípios da região do Munim recebem serviços na área de atenção primária, como vacinação (tétano, hepatite B, tríplice viral e febre amarela), testes rápidos (HIV/Aids e hepatites virais), aferição de pressão, saúde bucal, distribuição de kits odontológicos, orientação nutricional, e exames preventivos (papanicolau e ultrassom), sendo este um dos serviços mais procurados no primeiro dia de Caravana.

“Estar aqui transforma a vida da população que há muito tempo desejava conversar com um profissional de saúde e ter um atendimento digno de saúde. A ‘Caravana Governo de Todos’ é uma ferramenta que garante o acesso a serviços básicos, mas também, e principalmente, ouve a população e sai de cada município ciente das necessidades mais urgentes”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O consultório para exames ginecológicos e a tenda dos testes rápidos foram os serviços mais procurados. O pedreiro Jor da Silva, de 35 anos, sempre teve a vontade de realizar o teste de hepatite B, mas não sabia onde encontrar em Cachoeira Grande. “É bom a gente saber o que tem, não é mesmo? Hepatite é uma doença bem séria e precisa ser logo diagnosticada. Cheguei na tenda e fui logo chamado e o melhor de tudo é que o resultado sai em 20 minutos. A Caravana é uma ação de grande serventia para a população do interior”, disse o cachoeirense Jor da Silva.

Mãe de três filhos, Natalia Santos, de 25 anos, compareceu a Caravana para uma conversa com o ginecologista sobre métodos contraceptivos e atualizar o preventivo. “Já tenho filho demais e preciso me prevenir. A vida está difícil, não posso mais ter menino, e também meu preventivo estava vencido. Aqui vou fazer isso tudo e ainda levar três kits odontológicos para meus filhos”, celebra a moradora.

O pequeno Daniel Sousa, de 11 anos, ganhou kit odontológico composto por uma escova, pasta e fio dental. A avó do menino, Ivanilse de Jesus, comemora o kit recebido e a orientação sobre escovação dental que o neto recebeu. “Ele é muito esquecido para escovar os dentes, agora a dentista o alertou para a importância de um sorriso saudável”, comentou. “Não sabia direito escovar os dentes, ganhei um kit bacana que vai me ajudar a cuidar do sorriso”, disse o garoto.

O coordenador das Regionais de Saúde, Aristeu de Almeida, destacou o trabalho da equipe de profissionais de saúde que percorrem os municípios para levar qualidade de vida e saúde a todos. “Os profissionais são incansáveis na luta para vencer a dificuldade da população em ter acesso aos serviços. A Caravana é um apoio do governo estadual para desafogar a demanda municipal e sanar a carência do povo”.

Uma prova disso é a vendedora Delma Santos, que ficou surpresa com a agilidade e qualidade dos atendimentos que recebeu. “Não consegui chegar cedo, mas fui atendida de forma rápida por profissionais atenciosos com a gente. Gostei muito da parte ginecológica, porque é muito carente aqui para fazer o exame de papanicolau”.

A abertura da ‘Caravana Governo de Todos’ contou com a presença do secretário de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), Marcio Jerry, o presidente da Agência Metropolitana (Agem), Pedro Lucas Fernandes, a deputada estadual Ana do Gás (PRB), o secretário de Esporte e Lazer (Sedel), Márcio Jardim e a secretária da Juventude, Tatiana Pereira.

Ambulâncias novas para Cachoeira Grande e Presidente Juscelino

Durante a abertura da Caravana, o secretário Carlos Lula anunciou a entrega de duas ambulâncias para os municípios Presidente Juscelino e Cachoeira Grande. “São duas localidades que precisam muito de assistência rápida, pois atendem outros municípios vizinhos. A entrega de ambulância revela a preocupação do governo pelo acesso democrático à saúde em todas as regiões do estado”, afirmou o secretário.