Atividades recreativas alegram Semana do Idoso no Centro Especializado de Reabilitação do Olho D’Água

Foto: Julyane Galvão

‘’Eu amo dançar”! A declaração de Roselene Schaider, de 64 anos, expressa como as atividades realizadas no Centro Especializado de Reabilitação do Olho D’água têm motivado os idosos com práticas integrativas. Na primeira semana do mês de outubro, o centro realizou, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Semana do Idoso, a fim de fortalecer o vínculo entre os familiares e pacientes da casa e contribuir para o bem-estar dos pacientes.

Durante todos os dias foram desenvolvidas atividades no local, como danças, hidroginástica, atividades com terapia ocupacional, caminhada e música.Na manhã da última quinta-feira (05), pacientes se reuniram no Centro de Reabilitação para participarem do concurso de dança com vários ritmos musicais.

Vale destacar a presença dos familiares no local, dando apoio nas atividades e participando para ampliar a autoestima. ‘’A comemoração de forma geral nesta semana dos idosos com celebração desta melhor idade gera uma diversão e socialização para a melhora do psicológico deles. Às vezes passam muito tempo em casa sem fazer nada, acabam se deparando com as doenças e tudo isso acaba afetando o psicológico. Então este aspecto da socialização e diversão contribui para a saúde deles também’’, relata Polyani Silva, 31 anos, neta de Dona Maria José, de 73 anos, paciente do local.

Para Fabiana Anchieta, fisioterapeuta do Centro de Reabilitação, a relação com os idosos é enriquecedora. “Estamos em festa por mais esta semana com atividades voltadas para estes novos e antigos pacientes que fazem parte do projeto Melhor Idade.  Foi toda uma semana programada e estou muito realizada mais uma vez por termos conseguido organizar esta semana com diversas atividades que envolveram várias modalidades de atendimento e pensando também na conscientização de um envelhecimento ativo’’, disse.

Centro Especializado em Reabilitação
O Centro Especializado em Reabilitação (CER) no Olho d’ Água é referência estadual em atendimento de modalidades que trabalham a reabilitação física e intelectual. Com público diverso, diariamente são realizados mais de 800 procedimentos para crianças, adultos e idosos da capital e interior do estado. Dentre os serviços disponibilizados estão: Assistência Social, Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Neuropediatria, Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Hidroginástica, Acupuntura, Pilates e Nutrição.