linha
Home » Sala de Imprensa » Noticias » 2008 » Saúde » Saúde

Secretaria promove curso de saúde mental destinado a unidades de saúde

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto

Data de Publicação: 29 de outubro de 2008

O fortalecimento da rede de saúde de São Luís para as políticas de saúde mental, álcool e outras drogas será tema de curso que tem início nesta quinta-feira (30), no Hotel Praia Mar, com abertura marcada para as 19h. Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o treinamento é destinado a diretores de unidades municipais e estaduais, médicos e enfermeiros da Grande São Luís.

O curso se estenderá até sábado (1º) e abordará temas como urgência e emergência psiquiátrica, saúde mental na atenção básica, além da própria Política de Saúde Mental.

“Pretendemos, por meio desse curso, garantir o que realmente prega o Sistema Único de Saúde (SUS), que é a universalidade, a integralidade, a eqüidade. Os portadores de distúrbios mentais fazem parte deste contexto e as unidades de saúde não especializadas neste tipo de atendimento precisam estar preparadas para esta nova visão - que não admite preconceito e discriminação - amplamente defendida pelo Ministério da Saúde”, explicou a coordenadora do Departamento de Saúde Mental da SES, Cláudia Duarte.           

Segundo a programação, o consultor do Ministério da Saúde Paulo Aranha de Macedo, proferirá a primeira palestra da sexta-feira (31), cujo tema é Política de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, às 8h30. Na parte da tarde, a coordenadora do Departamento de Saúde Mental, Cláudia Duarte falará sobre o serviço de urgência e emergência.

No sábado, o médico Paulo Aranha volta a tratar de temas como o alcoolismo, o suicídio e seu sistema de referência e saúde mental na atenção básica. “É a primeira vez que realizamos um curso com esse enfoque. A capacitação sempre é importante para que os profissionais conheçam a política de saúde mental”, concluiu Cláudia Duarte.             
    
 

Imprimir esta página Recomendar esta página
Navegação